(Análise) VW ID. Buzz: Uma carrinha elétrica estranha!

(Análise) VW ID. Buzz: Depois de tudo aquilo que aconteceu com o Dieselgate, é inegável que o Grupo Volkswagen é quem mais tem apostado na eletrificação da sua frota, de forma a tentar virar a página, e demonstrar que está no mercado para fazer aquilo que é mais correto.

Mas, estar focado no que é “certo”, não significa que não exista algum espaço para brincadeiras. A ID.Buzz é exatamente isso, um projeto estranho, com um design extremamente fora da caixa, mas que no fim… Resulta!

Vamos por partes?

(Análise) VW ID.Buzz: Uma carrinha elétrica estranha!

Portanto, como já deve ter percebido, a ID.Buzz é uma mistura do Novo com o Velho. Como assim? É uma carrinha inspirada na icónica carrinha pão de forma, que agora aparece nas estradas Portuguesas com uma motorização 100% elétrica, mantendo o reconhecido espaço interior agora modernizado.

Em termos de condução, apesar das suas 2.5 toneladas de peso, a ID. Buzz é estranhamente confortável e ágil, sendo até bastante dinâmica quando conduzida de forma mais exigente. Porém, enquanto a carrinha Pão de Forma original era uma proposta muito amiga da carteira, esta ID. Buzzz pode ultrapassar facilmente os 60 mil euros. Um preço… Exagerado na nossa opinião. Especialmente quando o acabamento em duas cores exterior é um extra que custa mais de 2000€.

Ainda assim, o que não faltam são extras de base, o que torna toda a experiência um pouco mais premium. Afinal, se por fora a ID. Buzz parece uma nave espacial, lá dentro… Bem… Também!

Porém, apesar de tudo estar bem desenhado, simples e na minha opinião bem conseguido, o interior da ID. Buzz sofre de muitos dos problemas que podemos encontrar nos mais recentes veículos da Volkswagen. Ou seja, a simplicidade foi levada ao extremos! Assim, apesar de existir muita qualidade de construção e 0 ruídos parasitas, muitos dos materiais são demasiado baratos, quase todos eles baseados em plástico rijo. Nesta gama de preços exige-se acabamentos agradáveis ao toque e ao olhar.

Autonomia e Carregamentos

A bateria de 77 kWh da ID. Buzz promete autonomias até 450 km fora da autoestrada, o que não é mesmo nada mau, tendo em conta o peso da carrinha. Dito isto, o carregamento pode ser feito em 7 horas numa box de 11kW em sua casa, ou pode conseguir até 80% da autonomia máxima num posto rápido de carregamento em apenas 30 minutos.

Vale ainda a pena dizer que a velocidade máxima está limitada a 156km/h, mas, novamente, apesar do seu peso… Chega lá de forma bastante rápida.

Posição de Condução / Conforto dos Passageiros / Viagens!

Como deve imaginar, esta carrinha não é bem igual a conduzir um carro normal. Temos uma posição de condução bastante mais à frente, onde podemos ver tudo ou quase tudo. Porém, apesar das muitas ajudas à condução, torna-se complicado ver obstáculos no chão, tanto à frente como atrás. A comprar, faça-o com o extra de câmara de visão 360º.

Tal e qual como as carrinhas Transporter, esta ID. Buzz também conta com 2 portas elétricas deslizantes. Além disso, os bancos são reguláveis para que cada passageiro se sinta completamente confortável durante a viagem. Isto significa que mesmo que tenha mais de 2 metros de altura, vai estar sempre confortável. Aqui vale ainda a pensa dizer que existe a possibilidade de sentar até 7 pessoas nesta carrinha.

Quanto ao armazenamento de bagagens, temos 1160 litros de capacidade de carga com a mala normal, e 1705 litros com os bancos rebatidos. Se quiser mesmo exagerar e encher até à pinha, tem 2835 litros de arrumação.

Conclusão

Apesar de achar o preço exagerado, e do interior um pouco aquém daquilo que a VW deveria almejar nestas gamas, a ID. Buzz foi uma experiência extremamente interessante durante os 5 dias de teste.

Apesar do seu tamanho, peso, etc… Foi dos automóveis elétricos mais agéis que tive a oportunidade de testar até hoje.

Conforto, performance e estilo… Não faltam na ID. Buzz!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também