Vale a pena pagar para utilizar o Windows 10 até 2028?

Numa jogada surpreendente, a Microsoft vai permitir que os utilizadores do Windows 10 continuem a receber actualizações para os seus sistemas. O problema é que é necessário pagar para continuar a receber suporte. Assim vale a pena pagar para continuar a utilizar o Windows 10 até 2028?

Vale a pena pagar para utilizar o Windows 10 até 2028?

As pessoas esperam que os programadores mantenham as aplicações atualizadas, o que é ainda mais o caso dos sistemas operativos. Isso significa fornecer ao sistema actualizações de segurança, funcionalidades e ajustes de desempenho para o manter seguro e a funcionar da melhor forma.

Infelizmente, as empresas acabam por ter de cortar o apoio. Se não o fizessem, teriam de suportar produtos que lançaram há décadas. Para evitar que a empresa gaste muito tempo e dinheiro em dispositivos e sistemas antigos, atribuem aos seus produtos uma data de “fim de vida”, após a qual o suporte será cortado.

utilizar o Windows 10 até 2028

O Windows 10 não é exceção: a Microsoft cortará o suporte em 14 de outubro de 2025. No entanto, numa nova iniciativa, a Microsoft anunciou nas suas FAQ sobre o ciclo de vida do Windows que permitirá que as pessoas paguem uma taxa anual por um plano de “Actualizações de segurança alargadas” para continuarem a receber actualizações até 2028.

Antes, quando a Microsoft oferecia um serviço semelhante para o Windows 7, apenas as empresas podiam comprar o plano. No entanto, os particulares agora podem pagar para manter o Windows 10 atualizado após a data de fim de vida útil.

O que o plano de atualizações de segurança estendidas do Windows 10 oferece?

Se deseja obter novas funções interessantes do Windows 10 após a data de fim de vida útil, ficará muito desapontado.

Se é um consumidor individual ou uma organização que opta por continuar a utilizar o Windows 10 após o término do suporte em 14 de outubro de 2025, terá a opção de inscrever seu PC no programa pago de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU). O programa ESU permite que os PCs continuem a receber actualizações de segurança Críticas e Importantes através de um serviço de subscrição anual após o fim do suporte.

Windows 10 até 2028, utilizar o Windows 10 até 2028

Quando paga o Plano de Actualizações de Segurança Alargadas, tudo o que recebe são correções para explorações graves e falhas de segurança. As falhas mais pequenas (às quais a Microsoft atribui uma classificação “Moderada” e “Baixa”) não serão corrigidas.

Razões para pagar 

Agora que sabe o que o plano oferece, vamos explorar algumas razões pelas quais você pode pagar, assumindo que o custo não é uma preocupação.

Se depende de aplicações específicas para o seu trabalho mas estas ainda não funcionam no Windows 11, pagar pelo suporte contínuo do Windows 10 faz muito sentido. No entanto, certifique-se de que as aplicações que está a utilizar estão planeadas para migrar para o Windows 11 em breve.

Se não conseguir encontrar qualquer informação sobre se os programadores estão a migrar as suas aplicações para o Windows 11, envie-lhes um e-mail. Se os programadores estiverem a abandonar uma aplicação, deve experimentar opções alternativas que funcionem no Windows 11 para não ficar preso a um Windows 10 sem suporte quando 2028 chegar.

Windows 10 KB4577671 utilizar o Windows 10 até 2028

O seu PC não consegue lidar com os requisitos de hardware do Windows 11

O maior obstáculo que as pessoas tiveram ao tentar atualizar do Windows 10 foi o quão rigorosos eram os requisitos de sistema do Windows 11. A potência do hardware por si só não era suficiente. Também precisava que seu hardware cumprisse medidas de segurança específicas, ou então a Microsoft declararia seu PC incompatível.

Se ainda não pode comprar novo hardware, prolongar o suporte do seu sistema Windows 10 pode dar-lhe tempo para poupar. No entanto, isto depende em grande parte de quanto a Microsoft decidirá cobrar-lhe.

Razões para atualizar para o Windows 11

Embora o Windows 10 tenha conquistado o coração de muitas pessoas, também existem alguns bons motivos para atualizar para o Windows 11.

As atualizações pagas do Windows 10 conterão apenas correções de segurança

Como dissemos antes, vai pagar apenas por recursos baseados em segurança. Isso significa que não há mais adições legais, ajustes de desempenho ou mesmo correções para pequenos bugs de segurança.

O Windows 11 não partilha este problema; a Microsoft está constantemente a mantê-lo atualizado com novas funcionalidades e melhorias interessantes para o sistema operativo. Como tal, você perderá grandes funções se ficar com o Windows 10.

Pode fazer com que o Windows 11 funcione como o Windows 10

Se não gosta da aparência ou do comportamento do Windows 11, pode torná-lo mais parecido com o Windows 10.

aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

O suporte pago do Windows 10 acabará por expirar

Por mais agradável que pareça estender o suporte de fim de vida do Windows 10, isso é tudo o que é: uma extensão. Quando 2028 chegar, o suporte estendido terminará e voltará à estaca zero. Tem de considerar se vale a pena pagar por esses anos extra em vez de atualizar para o Windows 11.

Deve pagar pelo Plano de Actualizações de Segurança Alargadas do Windows 10 para o utilizar até 2028?

As pessoas que dependem do Windows 10, quer porque as aplicações que utilizam só funcionam com ele, quer porque o seu hardware não suporta o Windows 11, devem considerar o pagamento da taxa anual. Não se trata de uma solução permanente, mas sim de uma forma de evitar a utilização de um sistema operativo inseguro até estar pronto para dar o salto para o Windows 11.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também