Os smartphones não são menos susceptíveis a ameaças do que os computadores. De facto até devíamos dar muito mais atenção à segurança destes equipamentos do que aquilo que damos. É que na verdade não nos temos de preocupar só com as infecções ocasionais. Há uma ameaça cada vez mais popular e que passa despercebida a muitos utilizadores. Trata-se uma coisa conhecida por espelhamento do smartphone. Já ouviu falar disto? Na prática alguém pode estar a ver à distância o ecrã do seu smartphone. Assustador não é?
Alerta: podem estar a ver à distância o ecrã do seu smartphone!
O que é a espelhamento de smartphone?
O espelhamento de smartphone é o processo de transmissão do ecrã de um smartphone para outro dispositivo. No contexto da segurança, o termo refere-se a um ataque informático em que o que vê no seu ecrã também é visto pelo criminoso.
Por outras palavras, se um criminoso espelhar o ecrã do seu smartphone, poderá monitorizá-lo em tempo real e aceder a um conjunto de informações sensíveis. As suas palavras passe, fotografias, mensagens de texto e informações bancárias ficariam expostas.
Os ataques de espelhamento de smartphones podem ocorrer através de vários métodos. Mesmo que um criminoso não consiga aceder fisicamente ao seu smartphone, pode conseguir induzi-lo a instalar software malicioso que pode ser utilizado para replicar o que vê no seu ecrã. Este tipo de malware pode ser implantado através de aplicações aparentemente legítimas, através de e-mails e links de phishing, através de Bluetooth, redes Wi-Fi públicas falsas, etc.
Os sinais de que o seu smartphone está comprometido
Ter o ecrã do seu smartphone espelhado sem consentimento seria obviamente devastador para a sua privacidade e segurança, e é por isso que é crucial detetar esse tipo de ataque numa fase inicial. Mas como saber se alguém está a espelhar o seu smartphone?
Aplicações desconhecidas
Existem aplicações no seu smartphone que não se lembra de ter instalado? Isto pode indicar um problema de segurança grave, especialmente se a aplicação estiver a exigir permissões invulgares. Lembre-se de que o malware está muitas vezes disfarçado de software aparentemente inofensivo e que as aplicações legítimas ficam por vezes comprometidas devido a vulnerabilidades.
Atividade suspeita na conta
A atividade suspeita nas suas contas é outro sinal de que o seu smartphone está comprometido. Se um criminoso estiver realmente a espelhar o seu dispositivo, pode já ter acedido ao seu e-mail ou conta bancária online, ou pelo menos tentado fazê-lo. A grande maioria dos cibercriminosos é motivada por ganhos financeiros, pelo que o seu dinheiro é o que eles realmente procuram.
Sobreaquecimento
Tal como faria com que a bateria se esgotasse mais rapidamente, um ataque de espelhamento de smartphone provocaria o sobreaquecimento do dispositivo. Se o seu telefone estiver quente ao toque, mesmo quando não está a executar aplicações exigentes, algo está definitivamente errado. Além disso, o sobreaquecimento não sugere apenas que um cibercriminoso está a espelhar o seu smartphone, mas também representa uma ameaça para os componentes de hardware do seu telefone.
Bateria descarregada
Normalmente, o malware é executado em segundo plano e consome muitos recursos e poder de processamento, o que pode ter um enorme impacto na duração da bateria. Se um criminoso espelhar o seu smartphone, provavelmente a primeira coisa que notará será que a bateria está a esgotar-se muito mais depressa do que o habitual.
Picos na utilização de dados
Entretanto os picos no uso de dados móveis não são necessariamente um sinal de infiltração de malware. No entanto se um atacante espelhar o seu smartphone, provavelmente haverá um aumento notável. De qualquer forma, se controlar a sua utilização de dados, deve ser capaz de notar a diferença imediatamente.
Problemas repentinos de desempenho
Os problemas de desempenho em geral são definitivamente algo a que vale a pena prestar atenção, especialmente se o início deste problema for repentino e rápido, e não um resultado de problemas técnicos regulares. Assim se o seu smartphone está subitamente a congelar, a falhar, a sobreaquecer e a ter dificuldades em executar aplicações, alguém pode estar a espelhá-lo.
Para ser claro, os sinais de aviso acima descritos podem indicar uma grande variedade de ameaças, e não apenas uma espelhagem. Assim se notar alguns ou a maioria deles, ao mesmo tempo que recebe notificações de que alguém está a tentar aceder a uma conta que lhe pertence, é mais do que provável que esteja a ser alvo.
Não entre em pânico, mas tome medidas imediatas. Para começar, deve desligar imediatamente o seu smartphone da Internet. Ligue para o seu banco e informe os seus contactos sobre o que aconteceu. Altere as suas palavras-passe e configure a autenticação multi-fator em todas as suas contas.
Entretanto se não tiver a certeza do que fazer, considere a possibilidade de obter ajuda profissional. E se preferir resolver o problema sozinho, fazer uma reposição de fábrica do seu smartphone pode ser a melhor opção (mas tenha em atenção que perderá todos os dados do seu dispositivo, a menos que tenha feito uma cópia de segurança dos mesmos).
Assim ver à distância o ecrã do seu smartphone é um perigo bem real por isso todo o cuidado é pouco.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!