Já deu conta deste problema nos vídeos do Instagram?

O Instagram deparou-se com um problema bizarro em que os vídeos da plataforma de há vários anos ficaram sem som aleatoriamente. No entanto a Meta confirmou que está a ser preparada uma solução.

Já deu conta deste problema nos vídeos do Instagram?

Se já está no Instagram há mais de uma década pode ter reparado que alguns dos seus vídeos mais antigos perderam aleatoriamente o áudio. Isto é algo que várias pessoas têm vindo a reparar nas últimas semanas e o número não para de aumentar.

Mais especificamente, nos últimos meses, os utilizadores do Instagram notaram que os vídeos de 2014 e anteriores (o Instagram só adicionou suporte para vídeos em 2013) perderam subitamente o áudio, com os vídeos ainda a serem reproduzidos, mas sem qualquer som. Tentar aumentar o volume ou tirar o som do vídeo é inútil, uma vez que não é possível encontrar qualquer faixa de áudio. Isso ocorre nas aplicações Android e iOS, bem como na versão web.

reels com dez minutos

O The Verge revela que vários de seus funcionários notaram o problema, mas também conseguiu obter uma atualização sobre a situação diretamente do Meta.

Aparentemente, a Meta está ciente do problema. Assim está a trabalhar para o resolver. No entanto, não existe uma data prevista para o regresso do áudio aos antigos vídeos do Instagram. Obviamente, isso é bastante frustrante.

Entretanto e já que falamos desta plataforma há outra novidade a caminho e envolve o WhatsApp.

Sendo a aplicação de mensagens instantâneas mais popular do mundo, é de esperar que o WhatsApp esteja sempre a abrir caminho com novas funcionalidades que as aplicações rivais adoptam. No entanto, normalmente não é esse o caso e, por vezes, o WhatsApp chega com muitos anos de atraso para adicionar funcionalidades inspiradas no Telegram. No entanto, o que importa é que essas novidades façam sentido. Entretanto, como é possível ver pela mais recente, em que o WhatsApp e Instagram se vão juntar, nem sempre é o caso.

WhatsApp e Instagram vão-se juntar mas parece uma má ideia!

O Instagram é uma aplicação popular. De facto é das melhores aplicações de redes sociais no Android. Historicamente, recebeu várias funcionalidades muito antes do WhatsApp. Por exemplo, os utilizadores do Instagram foram dos primeiros a adotar as actualizações de histórias ao estilo do Snapchat. Isto em 2016, mas o WhatsApp só as adoptou em 2017. Embora ambas as aplicações sejam amplamente agrupadas como ferramentas de redes sociais, as pessoas utilizam estas aplicações para fins diferentes. O Instagram pode ser utilizado para estabelecer ligações com conhecidos e amigos, ao mesmo tempo que segue influenciadores das suas áreas de interesse. Por seu lado, o WhatsApp é uma aplicação distintamente pessoal, reservada a pessoas que só o podem contactar se tiverem o seu número de telefone.

Neste caso, não faz sentido que a Meta esteja a trabalhar no suporte para partilhar histórias do WhatsApp no Instagram, como o WABetaInfo descobriu recentemente. Depois de atualizar para a última versão beta da aplicação Android (v2.23.25.20) disponível na Play Store, detetou-se uma nova opção para vincular sua conta do Instagram ao WhatsApp. A nova funcionalidade ainda está em desenvolvimento, mas é possível que ganhe vida numa futura atualização da aplicação.

Uma mais valia ou nem por isso

Esta integração poderia distinguir o WhatsApp das aplicações de mensagens rivais e até pouparia aos utilizadores o esforço de reenviar manualmente as mesmas actualizações em várias plataformas. No entanto, se tiver distinções claras entre o que partilha com os seus contactos no WhatsApp e com os seus conhecidos no Instagram, esta funcionalidade pode não ser muito útil para si. Os detalhes ainda não estão disponíveis, mas parece que o WhatsApp e o Instagram vão manter controlos independentes para limitar as audiências das actualizações de estado e das histórias, respetivamente.

Outro aspeto importante a ter em conta é que as ferramentas de criação de histórias do Instagram são mais avançadas. Há autocolantes dinâmicos como o tempo, a hora e a localização. Estas funcionalidades ainda não estão disponíveis no WhatsApp. Assim as suas actualizações podem não ter um aspeto tão interessante se espelhadas a partir da aplicação de mensagens.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também