Estes são os sinais de que tem já de mudar de pneus! Veja

Poucas coisas são mais perigosas do que conduzir com pneus em mau estado. Perder apenas um dos pneus na estrada é suficiente para causar um acidente grave ou danos irreversíveis no seu veículo. De facto, a simples utilização de pneus sem fricção suficiente pode ser fatal em algumas circunstâncias. Os pneus são essencialmente feitos de borracha e, embora a borracha seja óptima para aderir à estrada, também se desgasta com o uso. Este desgaste pode ser invisível para quem não sabe o que procurar. Não ajuda o facto de os pneus não se desgastarem uniformemente e, se não os rodar com frequência, poderá ver uma diminuição drástica num ou dois pneus em vez de em todo o conjunto. Assim e para que não corra riscos estes são os sinais de que necessita de mudar de pneus!

Estes são os sinais de que tem já de mudar de pneus! Veja

O desgaste irregular acontece porque os pneus não estão todos expostos ao mesmo nível de stress. Por exemplo, os pneus que suportam o peso da travagem e os que estão ligados ao sistema de tração têm cargas diferentes. Dito isto, recomenda-se a rotação dos pneus a cada 5.000 a 8.000 quilómetros. Embora seja uma aposta segura, é melhor ler o manual do seu veículo para saber com que frequência deve efetuar a rotação dos pneus e qual o melhor padrão de rotação.

Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!
A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

A maioria das pessoas possui um veículo com tração dianteira (FWD) porque são mais baratos de fabricar e proporcionam melhor tração. No entanto, com a tração dianteira, os pneus dianteiros são responsáveis por virar, travar e impulsionar o carro para a frente – o que representa um grande esforço. Os automóveis com tração dianteira devem deslocar os dois pneus dianteiros para trás, o pneu traseiro esquerdo para a frente direita e o pneu traseiro direito para a frente esquerda.

Sem surpresa, as rodas traseiras e as trações às quatro rodas têm um padrão diferente para a rotação dos pneus. Neste caso sugere-se um padrão inverso para estas unidades de tração, em que move os pneus traseiros para a frente, depois move o pneu dianteiro esquerdo para a traseira direita e o dianteiro direito para a traseira esquerda.

No entanto, se notar que os seus pneus se desgastaram de forma irregular, poderá ter de substituir todos os pneus. Tenha mais cuidado no futuro para evitar o desgaste irregular, pois pode causar uma má tração, provocando acidentes.

Os seus pneus estão carecas

Algumas pessoas podem pensar que um pneu é composto apenas por borracha e ar. Mas há muitas camadas num pneu. O piso de borracha visível é a parte do pneu que entra em contacto com a estrada e, por baixo, existem cordas de aço e têxteis que ajudam a manter a forma do pneu. Quando os seus pisos se desgastam ao ponto de ver estes cordões, é necessário mudar os pneus o mais rapidamente possível.

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Os seus pneus estão com saliências

Geralmente, há duas partes do seu pneu que podem ficar salientes: o flanco do pneu e o piso. A maioria das protuberâncias é causada por danos de impacto que romperam o interior do pneu. Os buracos, as estradas esburacadas, os lancis e outras situações semelhantes podem causar estes danos.

Não é recomendável continuar a conduzir um carro com um pneu saliente, pois isso significa que existe uma “bolha” no pneu e as bolhas têm tendência para rebentar. Se o seu pneu rebentar enquanto conduz, pode causar danos graves a si próprio e ao seu veículo – pode também prejudicar outras pessoas na estrada.

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Deve substituir o seu pneu e, se tiver mesmo de continuar a conduzir, circule a baixa velocidade e evite tudo o que seja acidentado. Pare frequentemente para verificar o tamanho da bolha. Se continuar a crescer, deve estacionar e pedir ajuda.

O seu carro vibra em estradas lisas

Há muitos problemas de suspensão, transmissão e rolamentos de roda que podem causar vibrações num automóvel. Depois de se certificar de que nenhum deles é o culpado, deve dar uma vista de olhos aos pneus, pois pode ter um com defeito.

Existem alguns problemas reparáveis nos pneus que podem causar estas vibrações, como os furos, por exemplo. Os furos podem ocorrer quando se estaciona o carro num local durante demasiado tempo. Há também alguns problemas de pneus abordados acima que podem causar vibrações, como o desgaste irregular do piso. Mas as vibrações também podem indicar que recebeu um pneu defeituoso do fabricante.

Caiu num buraco

O seu pneu pode ter saído da forma redonda, o que significa que não é exatamente tão redondo como deveria ser. O resultado é um contacto desequilibrado com a estrada. Pode tentar levá-lo a um especialista para fazer a calibragem, mas se continuar a notar estas vibrações causadas pelo pneu, pode não ter outra opção senão substituí-lo.

Está constantemente a encher os pneus

Os furos provocam fugas nos pneus e um pneu demasiado poroso é um desastre à espera de acontecer. Há uma regra que diz que não se deve remendar o pneu mais de três vezes. Se algum destes furos se sobrepuser, então deve mudar o pneu.

Para além dos buracos, os pneus velhos podem ser uma razão para continuar a encher os pneus. Quando um pneu envelhece demasiado tempo, fica com fissuras na parede lateral. Estas fissuras podem provocar a saída de ar do pneu e poderá ter de encher os pneus frequentemente para os manter utilizáveis.

Agora já sabe quando tem mesmo de mudar de pneus.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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