YouTube está a testar coisas estranhas. Mas para quê?

Como já deve ter percebido, quando escolhe um qualquer vídeo do YouTube para ver, os números de visualizações/likes nunca mudavam, eram os mesmos desde o início do vídeo até ao seu fim. Mas isso vai mudar!

O YouTube, no meio da sua atual guerra contra os ad-blockers, decidiu também tornar a sua plataforma mais responsiva, e mais animada. Mas… Será isto necessário? Não será um bocado estragar a experiência?

YouTube está a testar métricas em tempo-real. Mas para quê?

YouTube no Android 14, YouTube ver vídeos, YouTube YouTubers

Portanto, esta funcionalidade já está em teste em algumas regiões, para alguns utilizadores. O que muda? Bem, o número de visualizações e “likes” vai mexer enquanto vê o vídeo, ou pura e simplesmente está na página do mesmo. Isto significa que vai ter um outro ponto de distração na página, a não ser que veja o vídeo em ecrã inteiro, claro.

Porquê isto agora? 

Como deve imaginar, transformar as métricas do YouTube para métricas dinâmicas não é de todo uma revolução tecnológica, a Google já podia ter feito isto há anos, tal e qual como outras plataformas também o fazem há vários anos. A questão é, sempre preferiu não o fazer, para manter a experiência mais séria e mais imersiva. O que mudou? Ninguém faz ideia, mas também não vamos julgar a decisão antes de a ver implementada a 100%.

Acredito que não existe nenhuma vantagem para o utilizador em saber quantas pessoas estão a ver o mesmo vídeo. Especialmente quando foi o próprio YouTube a remover o botão “dislike”, que era uma ferramenta extremamente útil para aferir a qualidade de um qualquer vídeo. Mas… Num mundo tão estranho como este, possivelmente até fará sentido e vai aumentar o engagement.

Partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também