O mundo do gaming está a perder muita da sua magia, isto à medida que as gerações de consolas e de hardware de PC vão chegando e vão desaparecendo.
De forma muito resumida, os projetos ficam cada vez maiores, mais caros, e os estúdios/distribuidoras parecem querer mais e mais dinheiro. O que claro acontece ao mesmo ritmo que o mercado também vai crescendo, ao ir buscar mais e mais jogadores. Afinal, hoje em dia qualquer pessoa joga!
Mas o que mais medo mete no meio de tudo isto, é o facto de cada vez mais ser normal comprar um jogo, com dinheiro real, seja este físico ou virtual, e na realidade este nunca ser realmente seu.
Estamos a evoluir para uma nova era em que pode entrar na sua biblioteca de jogos, e mais de metade já não estão disponíveis para jogar.
Gaming: Comprar um jogo já não faz com que seja realmente seu!
Durante a discussão de Jogos Físicos vs Jogos Digitais, o que muito jogador não percebe, é que mesmo no caso de um jogo em DVD, Blu-Ray ou Cartucho, não estamos na realidade a comprar um jogo como antigamente.
Aliás, na grande maioria das vezes nem existe um jogo presente no formato físico que está a comprar, apenas uma licença e um link para fazer download de todos os ficheiros necessários para o instalar na sua máquina de jogos.
- Nota: Curiosamente, é cada vez mais normal abrir a caixa do jogo, e não encontrar um disco ou um cartucho. Apenas um código de ativação.
Ou seja, em vez de um jogo que é realmente nosso, estamos a comprar a autorização da empresa que o desenvolveu e lançou no mercado, para executá-lo no hardware para que este foi desenhado.
Isto significa quase sempre que o jogo é de quem o fez!
Aliás, temos visto vários movimentos para fazer com que isto seja cada vez mais comum! Seja a tentativa da Microsoft com a Xbox One de acabar com a partilha ou venda de jogos usados.
Ou claro, a sempre interessante estratégia que a Nintendo tem com a pirataria dos seus jogos clássicos, que são sempre muito populares a partir da utilização de emuladores.
- Nota: (Neste caso, a própria Nintendo não tem uma plataforma de distribuição para os seus próprios jogos. Sendo a pirataria a única forma de os conseguir jogar).
É também exatamente por isto que temos visto o desparecimento de vários jogos, e também de outro conteúdo multimédia, mesmo que o tenha pago na totalidade. Quer um exemplo? Basta olhar para a remoção do conteúdo Discovery da plataforma PlayStatioin Plus.
Quer um outro exemplo? Podemos olhar para os incrivelmente lucrativos jogos mobile, como Clash of Clans, DBZ Dokkan Battle, ou outros… Afinal, quando os servidores fecharem, todo o dinheiro que gastou também vai desaparecer.
O mundo da tecnologia está obviamente a evoluir, mas nem tudo é bom…
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