Hoje em dia, a grande maioria das pessoas já opta por fazer a grande maioria dos pagamentos através do smartphone ou smartwatch! Assim, seja através do MB Way, Apple Pay ou Carteira Google, fazer um pagamento sem ter um cartão físico, ou dinheiro real, é extramente simples e na verdade mais seguro (e higiénico) comparativamente a andar com notas e moedas atrás.
Entretanto, e talvez mais importante que os pagamentos pagamentos sem cartão ou sem dinheiro físico, temos também a massificação do uso de documentos pessoais digitais. Como é o caso do Bilhete de Identidade (Cartão de Cidadão), Carta de Condução, entre muitos outros… Tudo disponível através da app GOV.id, agora aceite pelas autoridades Portuguesas em qualquer situação.
Eventualmente, além da aplicação oficial do Governo Português, este tipo de documento digital também vai chegar a outras plataformas, como é o caso da Carteira Google ou Carteira Apple. O que claro está, significa que vamos ter acesso a tudo, em uma única app ou serviço.
De forma mais concreta, tudo isto significa que a sua carteira tem os dias contados! Aliás, se quiser deixá-la em casa para optar por algo um pouco mais minimalista, já não lhe faltam alternativas. Um mercado que só vai ficar mais interessante em 2024, agora que o ecossistema Android vai finalmente adotar o padrão de carregamento sem fios Qi2. O que tem isto de especial? Bem… Ímans!
A novidade a chegar ao Android pode ser o fim da carteira!
Qual é a novidade? Bem, como dissemos em cima, é a chegada dos ímans ao ecossistema Android, como parte da adoção do sistema de carregamento sem fios Qi2. O que tem o carregamento sem fios a ver com a carteira? Bem, os ímans não servem apenas para o carregamento! Abre a porta todo um ecossistema de acessórios, onde claro está, podemos incluir a carteira magnética.
Estou a falar de um pequeno acessório que pode ser acoplado à traseira do seu smartphone, de forma a levar consigo o que realmente é essencial, e não pode ainda ser digital.
No meu caso tenho uma carteira magnética Moft, capaz de levar até 3 cartões, documentos, ou dinheiro, se for realmente preciso.
Uma carteira super minimalista, super fina, que anda sempre comigo de um lado para o outro, junto do meu smartphone. Isto significa que comecei a deixar a minha gigantesca carteira em casa, para ter tudo num único sítio, no meu bolso direito das calças, que é onde fica o meu smartphone.
Se isto tem desvantagens? Talvez. Pode ser assaltado ou perder o telemóvel, e fica logo sem tudo. Mas, aqui pode tirar partido da funcionalidade de “encontrar o meu telemóvel”. Além disso.. Conhece algum ladrão que peça o smartphone mas não peça também a carteira?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!