Samsung só vai apostar em novos sensores no Galaxy S25

A Samsung quer ser a fabricante de referência quando se trata de performance fotográfica! Porém, está mais do que visto que isso não se faz apenas com hardware, o software também tem uma (gigantesca) palavra a dizer.

Afinal de contas, um smartphone não é um câmara fotográfica, é um computador. Por isso, a magia está no processamento de imagem e não na captura da mesma. Sendo exatamente por isso que a Samsung vai “reciclar” alguns componentes do módulo traseiro dos seus atuais Galaxy S23, para dar vida aos novos Galaxy S24.

Quer novidades tecnológicas físicas? Bem… Vai ter de esperar por 2025. Isto é mau? Nem é bom, nem é mau! Tudo depende daquilo que a Samsung for capaz de fazer na parte do software. 

Samsung só vai apostar em novos sensores no Galaxy S25

s23, galaxy, samsung

Portanto, a Samsung tem ganho o hábito de reaproveitar alguns dos componentes dos modelos das gerações anteriores, para criar novos smartphones. É exatamente por isso que os atuais Galaxy S23 usam muita da mesma tecnologia que já podiamos encontrar no Galaxy S22, e o mesmo pode ser dito acerca da gama Galaxy S22 relativamente à gama Galaxy S21.

Dito tudo isto, a Samsung quer aproveitar a revolução de software baseada em IA na nova geração Galaxy S24, para oferecer melhorias significativas na qualidade de imagem através de novos algoritmos de processamento de imagem. Para isso, muitos dos sensores responsáveis pela captura de imagem vão passar para a nova geração, porque é hardware de qualidade, que a Samsung já conhece muito bem. Por isso, é hardware que a Samsung pode moldar de forma mais fácil e rápida.

Quer novo hardware? Vai acontecer na gama Galaxy S25 de 2025. Aliás, ao que tudo indica, a próxima geração de smartphones Samsung nem sequer vai usar hardware próprio, com a Gigante Sul Coreana pronta a saltar para o barco da Sony.

Isto é bom ou mau?

Galaxy S24 câmara para selfies, s23 ultra, traseira, módulo, câmeras

Não existe problema nenhum em usar o mesmo hardware. Aliás, a Google teve imenso sucesso com os seus Pixel, durante vários anos, a utilizar o mesmo exato sensor de 12MP ano após ano. A magia esteve sempre no software e não no hardware.

Porém, ver smartphones a custar 1500€ a utilizar hardware antigo… Faz alguma comichão aos consumidores. Esperemos que a Samsung seja capaz de melhorar a performance de captura de imagem, caso contrário, as críticas vão ser mais do que muitas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também