Atenção: Windows está a mudar o nome a todas as impressoras!

Outro dia referimos que o Windows estava a instalar em alguns computadores a aplicação HP Smart. Na prática não tem mal nenhum, uma vez que se trata de algo fidedigno. A questão é que é mais uma app que não é necessária a ocupar espaço, sobretudo para quem não tem nada desta marca. No entanto, afinal o problema pode ser mais sério do que se pensa. Numa reviravolta inesperada, uma atualização recente do Windows mudou inadvertidamente a marca de várias impressoras para “HP LaserJet M101-M106” nos sistemas Windows 10 e Windows 11.

Atenção: Windows está a mudar o nome a todas as impressoras!

Este é um problema estranho e de acordo com o site WindowsLatest é provável que resulte de uma confusão de metadados que afeta a forma como as impressoras se identificam e surgem no sistema operativo.

Os metadados são informações fornecidas por empresas como a HP à Microsoft. Assim ajudam o Windows a reconhecer os detalhes de hardware dos periféricos ligados, como a impressora. Na última semana de novembro, a HP enviou metadados atualizados para o Windows Update, mas continham detalhes incorretos.

Assim uma confusão de metadados fez com que o Windows identificasse incorretamente várias impressoras como modelos HP.

Uma vez que os metadados são extraídos diretamente do Windows Update e não são um pacote de software, não estão no seu histórico de actualizações, mas sim num ficheiro .XML na pasta “DeviceMetadataCache”:

C:\ProgramData\Microsoft\Windows\DeviceMetadataCache\dmrccache\tr\d3a162c7-a388-4099-b63d-265639514cc0

Suponha que afetou a sua instalação do Windows e que vai a Dispositivos e Impressoras do Painel de Controlo. Nesse caso, irá reparar que todos os ícones e nomes de todas as suas impressoras ou serviços relacionados mudaram para “HP LaserJet M101-M106”. Isto independentemente da marca real da impressora.

Trata-se de um problema de etiquetagem e identificação. Ou seja, embora o ícone e o nome da sua impressora possam parecer diferentes, a funcionalidade real da impressora permanece inalterada.

A confusão de metadados do Windows Update afeta os produtos ou serviços da Microsoft, incluindo o Microsoft Print to PDF e o XPS Document Writer. Outras impressoras, incluindo a EPSON Printer & Scanner, também aparecerão como produtos HP, como mostra a captura de ecrã abaixo.

O bug afetou todos os PCs que foram buscar metadados atualizados a partir do Windows update distribuído pela HP. Isto não tem nada a ver com a configuração do vosso PC.

Está agora explicada a razão para estar a surgir a aplicação HP Smart no Windows.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também