Microsoft quer levar jogos XBOX para smartphones e tablets

Depois de adquirir vários estúdios de jogos nos últimos anos, a Microsoft está a pensar em levar uma loja de jogos Xbox para dispositivos portáteis, como smartphones e tablets. Uma vez que a Apple e a Google estão a ser cada vez mais forçadas a abrir as suas plataformas a lojas de aplicações de terceiros, o caminho para a expansão móvel da Microsoft ficou um pouco mais aberto.

Microsoft quer levar jogos XBOX para smartphones e tablets

A Microsoft revelou (via Bloomberg) que está a trabalhar no sentido de trazer uma loja de jogos com a marca Xbox para Android e iOS. As notícias sobre essa loja de jogos surgiram pela primeira vez durante a aquisição da Activision-Blizzard pela empresa no ano passado. Nessa altura, foi noticiado que a Microsoft poderia estar a anos de levar essa loja para o Android e iOS. No entanto parece que as coisas estão a avançar rapidamente. Phil Spencer, diretor da Xbox, confirmou que a Microsoft está a avançar com o seu plano. Está também em diálogo com vários parceiros para levar a loja de jogos Xbox para plataformas que não sejam da Microsoft. Um executivo da Microsoft afirmou mesmo que a empresa está interessada em levar a loja de jogos Xbox para as plataformas Nintendo e Sony. No entantoPhil Spencer foi rápido a negar essas afirmações.

Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Uma parte importante da estratégia da Microsoft

Durante uma entrevista na CCXP, uma convenção no Brasil, Phil Spencer disse: “É uma parte importante da nossa estratégia. Também algo em que estamos a trabalhar ativamente. Não apenas sozinhos, mas em conversa com outros parceiros que também gostariam de ver mais opções de como podem monetizar no smartphone. Não acho que isso seja daqui a vários anos. Acho que é mais cedo do que isso. Falámos de escolha e, atualmente, nos telemóveis, não há escolha. Para garantir que a Xbox não só é relevante hoje, mas também nos próximos 10, 20 anos, vamos ter de ser fortes em muitos ecrãs”.

Embora a Google tenha aberto e diminuído as restrições no Android, permitindo que as lojas de aplicações de terceiros funcionem mais livremente, não vimos surgir nenhuma loja de aplicações popular. A Apple, por outro lado, não permite lojas de aplicações de terceiros no iOS e no iPadOS. A empresa cita preocupações de segurança, mas um possível regulamento da UE poderia forçar a Apple a abrir a sua plataforma a lojas de aplicações de terceiros. Quando isso acontecer, poderemos ver uma loja de jogos Xbox nos iPhones e iPads.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também