Acho que jĂĄ todos nĂłs percebemos que a InteligĂȘncia Artificial tem um potencial pura e simplesmente incrĂvel. Mas… Tem noção das coisas que estĂŁo a caminho dos mais variados mercados?Â
Caso ainda nĂŁo tenha percebido, atĂ© os jogos vĂŁo mudar! Como? VĂŁo ficar muito mais personalizados, mais inteligentes, e vĂŁo atĂ© ser capazes de aumentar o nĂvel de imersĂŁo ao usar a sua aparĂȘncia e a sua voz para dar vida Ă personagem que pode ver no ecrĂŁ.
InteligĂȘncia Artificial tambĂ©m vai mudar os jogos!
Portanto, se Ă© fĂŁ do ChatGPT, do Bing, ou das outras dezenas de ferramentas de geração de conteĂșdo baseado em algoritmos de inteligĂȘncia artificial? Bem, isto Ă© apenas o inĂcio! AliĂĄs, muitas das gigantes do mundo da tecnologia jĂĄ estĂŁo a fazer fortes investimentos para levar as potencialidades da IA a nĂveis completamente novos.
Curiosamente, uma destas empresas Ă© a Electronic Arts, que estĂĄ agora a trabalhar em formas de levar a voz do utilizador para os seus jogos. O que claro estĂĄ, apesar de ser interessante, jĂĄ estĂĄ a ser criticado… Afinal, o que vai acontecer Ă autenticidade das narrativas, e claro, aos atores que emprestam as suas vozes a estes projetos?
- Nota: AlĂ©m disso, numa perspetiva mais pessoal da coisa… Quer mesmo ouvir a sua voz num jogo? Eu ODEIO ouvir a minha voz.
De forma mais concreta, esta tecnologia serve para adicionar uma nova dimensÔes à imersão do jogo, com a patente a descrever um sistema sofisticados capaz de gerar discurso tendo como base a voz do jogador, ao mesmo tempo que captura todas as nuances, incluindo a emoção e tom de voz.
A patente aponta ainda para a possibilidade de o jogador fazer as suas prĂłprias falas, a partir de texto.
Ou seja, isto pode mudar toda a dinĂąmica da histĂłria de um jogo, visto que vocĂȘ pode ser realmente capaz de fazer o seu prĂłprio caminho, e tomar as suas prĂłprias decisĂ”es. Com toda a narrativa a moldar-se Ă volta das suas decisĂ”es.
Entretanto, como deve imaginar, ainda estamos muito no inĂcio, por isso, este sistema nĂŁo vai ser implementado em 2024, nem em 2025, provavelmente nem em 2026. Mas, num futuro que pode nĂŁo estar assim tĂŁo longe quanto isso, a experiĂȘncia de jogo vai ser bem diferente, com narrativas criadas Ă sua medida, Ă sua imagem, e aparentemente com a sua imagem, e atĂ© com a sua voz.
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