As redes móveis estão mais robustas do que nunca, mas mesmo nos smartphones Android mais potentes, continuam a surgir problemas de vez em quando. Um dos problemas mais comuns que os utilizadores enfrentam é o facto de os telemóveis Android perderem a ligação de rede ou ficarem presos a uma ligação inconsistente. Pode acontecer que as chamadas de voz estejam a cair ou a ficar instáveis. As páginas Web, aplicações ou transferências de ficheiros podem ficar lentas. Felizmente, repor o serviço no seu smartphone Android quando as coisas ficam irregulares é normalmente muito simples. Assim vamos explicar-lhe o que fazer quando não se consegue ligar à rede móvel.
Android: o que fazer quando não se consegue ligar à rede móvel
A primeira coisa que terá de determinar é se está simplesmente fora do alcance de uma boa ligação. Se as coisas se complicarem quando estiver a conduzir por uma estrada no meio do nada, a solução pode ser esperar até estar de volta a uma área coberta. No entanto, se estiver no meio de uma grande cidade ou numa área que sabe que tem boa cobertura, o problema é provavelmente do seu telemóvel Android.
Ativar o modo avião ou reiniciar pode redefinir a ligação
A primeira coisa que deve tentar fazer quando o seu smartphone Android começa a perder barras é ligar e voltar a desligar o modo de avião. Isto porque uma das razões pelas quais os telemóveis podem começar a desenvolver um serviço irregular, para além de estarem simplesmente numa área com sinais fracos, é o facto de o modem sem fios permanecer ligado a um ponto de ligação que não é tão bom. Ao ativar o modo de avião, essa ligação será actualizada e o telemóvel ligar-se-á automaticamente ao sinal mais forte na sua localização atual.
No Android, o modo de avião encontra-se de forma mais conveniente no painel de definições rápidas. Pode aceder deslizando para baixo a partir da parte superior do ecrã para aceder à aba de notificações e, em seguida, deslizando novamente para baixo. Em alguns modelos, as definições rápidas podem ser acedidas deslizando para baixo a partir da parte superior do ecrã com dois dedos, ignorando a aba de notificações.
Verá o botão de alternância para o modo de avião, que deve estar desligado e, portanto, a cinzento.
Toque no botão para ativar o modo de avião. Depois aguarde 15 a 30 segundos. Em seguida, toque novamente no botão para desativar o modo de avião. Passados alguns instantes, o telefone deverá voltar a ligar-se à rede, esperemos que com uma ligação mais forte.
Embora o modo de avião de confiança normalmente resolva quaisquer problemas de ligação no Android, nem sempre é a solução, mas existem outras soluções que pode experimentar. Reiniciar o telemóvel corrige frequentemente pequenos erros, como problemas de ligação. Comece por manter premido o botão de suspensão/despertar. Se aparecer o menu de energia com a opção de reiniciar, toque nesse ícone. Se aparecer um menu diferente, tente manter premida a tecla de suspensão/despertar e aumentar o volume (em dispositivos Google Pixel). Ou a tecla de suspensão/despertar e diminuir o volume (em dispositivos Samsung Galaxy).
Outras maneiras de redefinir a sua ligação no Android
Se o seu serviço permanecer irregular depois de alternar o modo avião e reiniciar o seu smartphone Android, pode tentar remover o cartão SIM durante cerca de um minuto e colocá-lo de volta. Em seguida, verifique as definições do nome do ponto de acesso (APN).
Se todas as opções acima não conseguirem restaurar o serviço, pode tentar repor as definições da rede móvel. Nos telemóveis com Android, como os Pixel da Google, pode fazê-lo indo à secção Sistema das Definições e tocando em Repor. Nos dispositivos Samsung Galaxy, pode repor a rede móvel sem afetar outras definições sem fios. Isso na secção Gestão geral das Definições, seleccionando Repor e confirmando.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!