Existe uma razão para os consumidores que antigamente adoravam um bom gama média Android, andarem agora a fugir para o lado mais premium do mundo mobile, normalmente quase sempre para o lado iOS da coisa. Os smartphones de gama média encareceram, mas nem por isso ficaram significativamente mais poderosos, ou mais bem construídos.
Aliás, é inegável que fica a sensação de que estamos a pagar mais, pelo mesmo exato produto de há alguns anos atrás.
É exatamente por isso que a Samsung quer mudar um pouco o paradigma do mercado, ao elevar a qualidade de construção e níveis de performance de dois dos smartphones tradicionalmente mais bem sucedidos na gama média do mercado mundial. Estamos a falar dos novos Galaxy A35 e Galaxy A55, que devem chegar ao mercado com várias mudanças e atualizações importantes.
Samsung quer gama média com sabor a topo de gama!
Portanto, o mundo dos smartphones está a mudar, e como tal, a Samsung também tem de mudar a sua estratégia de forma a não ficar para trás.
Sendo exatamente por isso que os dois smartphones de gama média mais importantes da gigante Sul Coreana vão trocar os seus corpos de plástico para metal, e claro, vão também receber algumas atualizações técnicas muito interessantes, que os vão atirar para um outro nível de competitividade.
De forma mais concreta, esta até tem sido a estratégia da Samsung desde 2019, visto que aparelhos como o Galaxy A54 (2023) já chegam às prateleiras com ecrãs AMOLED capazes de chegar aos 120Hz, um SoC de 5nm, câmara principal de 50MP com PDAF e OIS, capacidade de gravação de vídeo 4K, sensor de impressão digital escondido debaixo do ecrã, etc…
Porém, sempre existiram alguns compromissos para manter o preço “acessível”.
Sendo exatamente por isso que todos os Galaxy A30 e A50 chegaram às prateleiras com uma qualidade de construção uns furos abaixo daquilo que podemos encontrar nas gamas Galaxy S e Galaxy Z.
Não é que a sensação de utilização fosse má na gama média Samsung. Mas, apesar das similaridades no design, o feeling premium acaba por quase desaparecer. É por isso que os novos smartphones gama média vão trocar o plástico por alumínio. Além disso, vão muito provavelmente também receber ecrãs OLED com margens significativamente mais finas. Talvez mais importante que isso, os novos processadores Exynos vão também trazer níveis de performance bastante mais interessante! (E por isso um maior potencial de acréscimo de funcionalidade inteligentes.)
Aliás, é expectável que o novo nível de performance que a Samsung quer implementar no mercado de gama média aproxime os novos A35 e A55 daquilo que chamamos aparelhos “quase topo de gama”.
Em suma, a Samsung quer dominar nas gamas de preço entre os 300 e os 500€. Mas… A Xiaomi não anda a dormir! Quem será que vai ficar por cima? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!