Quem compra um smartphone de gama alta para aguentar muitos anos, ou anda sempre a trocar para smartphones de gama baixa ou gama média, tem preocupações diferentes, e analisa a lista de especificações de forma um pouco diferente. Há quem dá mais peso à bateria, à quantidade de memória RAM, ou à qualidade de imagem do ecrã OLED presente naquele modelo.
Mas, uma coisa é certa, como em 2024 vamos ver um grande foco na Inteligência Artificial, vamos também ser obrigados a olhar para esta mesma lista de forma um pouco diferente.
Aliás, as próprias fabricantes vão ter de mudar a forma como equipam os seus smartphones, mais concretamente na parte da memória RAM, e claro, do armazenamento interno.
De forma muito resumida, pode desde já dizer adeus aos 128GB de armazenamento e 6GB ou 8GB de memória RAM.
Smartphones em 2024: Foco está na IA, mas também na RAM e Armazenamento!
Portanto, como já dissemos há algumas semanas atrás, em 2024 vamos ter ver um salto evolutivo muito grande no software que dá vida aos nossos smartphones, o que claro está, também obriga à existência de um salto evolutivo nas capacidades técnicas do mesmo.
Especialmente em dois componentes por si só já crÃticos… A memória RAM e o armazenamento interno.
Para ter ideia do que vai mudar, a própria Samsung está a desenvolver uma nova versão de chips de armazenamento UFS 4.0 otimizados para IA. Além disso, a Apple, que odeia oferecer muita memória ou muito espaço de armazenamento, também está a planear aumentar ambos na próxima geração de smartphones iPhone 16.
Parece estranho, mas pode ser isto a separar o trigo do jóio no mundo dos smartphones em 2024. Tem muita memória RAM e capacidade de armazenamento? Está safo! Caso contrário… Vai ter de mudar de smartphone, caso queira entrar na loucura da IA!
Aliás, temos alguns analistas a afirmar que qualquer smartphone topo de gama com algum foco no IA vai ter de chegar ao mercado com 12GB de memória RAM.
Um número curioso, porque o padrão do mundo Android continua fixo nos 8GB. Curiosamente, a própria Apple só agora chegou aos 8GB em 2023 com os modelos Pro do iPhone 15. Entretanto, no campo do armazenamento, é esperado que os algoritmos responsáveis por várias operações IA precisam de pelo menos 15% do armazenamento local de dado smartphone.
Num smartphone com 256GB, como é o caso da grande maioria dos modelos topo de gama lançados em 2023, isto significaria 40GB logo de lado. 40GB 100% reservados para os algoritmos e modelos de linguagem.
Em suma, já tinha pensado nisto quando comprou o seu smartphone? Ou achou que estava safo com 128GB de espaço de armazenamento e 8GB de RAM? Partilhe connosco a sua opinião e experiência na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!