(Mini-Review) PlayStation Portal: Mas… Para quĂȘ!?

(Mini-Review) PlayStation Portal: Quem se lembra de quando saiu a PSP em 2005? Ou melhor, quem se lembra da sensação de jogar pela primeira vez jogos de calibre tão alto on-the-go? Isto pode parecer conversa de velho, mas lembro-me muito bem de jogar GTA Vice City Stories, bem como Tekken 5 Dark Resurrection nos intervalos da escola (e às vezes até durante algumas das aulas menos interessantes). Belos tempos!

Pois bem, como eu, existem muitos milhares de outros gamers que tambĂ©m se lembram muito bem desta experiĂȘncia, e que por isso mesmo continuam Ă  espera de uma nova consola portĂĄtil da Sony.

  • Nota: (Sim, eu sei que entretanto tivemos a PS Vita. PorĂ©m, apesar da consola em si ser bastante competente, a Sony decidiu infelizmente abandonar a mesma demasiado cedo.)

(Mini-Review) PlayStation Portal: Mas… Para quĂȘ!?

Dito tudo isto, posso desde jĂĄ dizer que quando soube que a Sony estava a preparar alguma novidade relacionada com um dispositivo portĂĄtil, fiquei extremamente esperançoso. PorĂ©m, pelo menos no meu caso, essa esperança transformou-se rapidamente em ceticismo, quando o tĂŁo badalado produto foi anunciado publicamente naquilo que Ă© agora a Playstation Portal por 219,99€.

PorquĂȘ uma desilusĂŁo? Bem, na altura tudo me pareceu um bocado redundante (dada a jĂĄ existente possibilidade de utilizar o remote play noutros dispositivos mĂłveis), mas mais pelo facto de termos um aparelho dedicado, que acaba por ter o seu funcionamento 100% dependente de alguns fatores externos, como Ă© a sua consola sempre ligada em casa, e claro, a velocidade e consistĂȘncia da sua internet.

SerĂĄ que fui obrigado a engolir as minhas palavras depois de ter tido a oportunidade de testar o Portal? Vamos descobrir com esta anĂĄlise.

Hardware e Controlos

Bem, esta secção não vai de todo muito comprida, visto que na realidade não hå muito a dizer.

O Playstation Portal não é nada mais que um ecrã LCD de 8 polegadas com resolução de 1080p e um limite måximo de 60Hz no campo da taxa de atualização de frames, tudo isto com um chip Qualcomm Snapdragon 662 colocado bem no centro de um comando DualSense (ao estilo de uma Nintendo Switch, mas com a desvantagem de não ser possível retirar os comandos, e de não existir uma dock).

Porém, nem tudo é mau!

Se hĂĄ algo que vou gabar Ă© sem dĂșvida a qualidade e ergonomia do comando. Isto porque o DualSense Ă©, e sempre foi na minha opiniĂŁo, um comando excelente para longas jogatanas.

AliĂĄs, o facto do comando da Portal ser basicamente um DualSense cortado ao meio, com um ecrĂŁ no centro, faz com que tenhamos toda a autenticidade de jogar numa PS5 com hardware oficial (onde podemos incluir os gatilhos adaptativos).

Para alĂ©m de tudo isto, a “consola” Ă© leve, ao mesmo tempo que conta com um aspeto “premium”. Ou seja, Ă© um aparelho desenhado e produzido pela Sony. A qualidade estĂĄ sempre presente.

Aconselho no entanto o caro leitor a comprar uma bolsa para a Portal. Fica a sensação que os analógicos estão muito expostos/saídos, e por isso mais propícios a dano do que por exemplo uma Switch.

Qualidade da TransmissĂŁo

Para ter uma experiĂȘncia reveladora, decidi fazer os testes em trĂȘs situaçÔes distintas, visto que dada a dependĂȘncia total que este aparelho tem da qualidade da internet, quis simular os cenĂĄrios mais comuns em que se vai jogar numa Portal.

  • Nota: Em todos os testes tive a minha PS5 ligada por cabo ethernet para garantir que a performance estava o mais dependente possĂ­vel da Portal, e nĂŁo da minha consola.

Para além disso, para perceber o impacto da jogabilidade via Internet através do Remote Play, testei um jogo singleplayer (Final Fantasy XVI) bem como um jogo multiplayer (CoD: MW3) em cada um dos cenårios.

Teste em casa:
  • Ligado Ă  minha Wi-Fi e estando bastante perto do router, a experiĂȘncia de jogo foi sem dĂșvida positiva, conseguindo jogar FF XVI sem qualquer problema e a 1080p. O mesmo se aplicou a algumas partidas de Free-for-all que fiz no COD: MW3, sendo que em momento algum me senti em desvantagem comparativamente a jogar na prĂłpria consola.
Teste no trabalho:
  • JĂĄ na rede Wi-Fi do meu trabalho, e mesmo ao lado do router, a conversa jĂĄ foi outra. Como acontece na grande maioria dos locais de trabalho, a velocidade de Wi-Fi tem tendĂȘncia a nĂŁo ser tĂŁo rĂĄpida como em casa, porque a largura de banda tem de ser partilhada por um nĂșmero significativamente maior de utilizadores. Ainda assim, isto traduziu-se numa experiĂȘncia singleplayer “aceitĂĄvel” (mais inconstante/breaks na transmissĂŁo), mas numa experiĂȘncia multiplayer bem mais fraca (a inconsistĂȘncia e a existĂȘncia de um pouco de delay no tempo de resposta afeta negativamente qualquer partida on-line).
No café:
  • Por fim, ligado Ă  rede Wi-Fi de um cafĂ© e sentado na esplanada, mais vale nem tentar. A realidade Ă© que numa situação destas, salvo muito raras exceçÔes que possam existir… Nunca vai ter uma experiĂȘncia minimamente consistente ou que sequer dĂȘ para jogar. Isto aplica-se a jogos singleplayer e, como Ă© Ăłbvio, mais ainda a qualquer jogo multiplayer de ação competitivo.

ConclusĂŁo

A realidade Ă© que nĂŁo Ă© fĂĄcil dar simplesmente um veredicto final. Isto porque a qualidade da experiĂȘncia vai depender a 100% da velocidade da internet, e como tal, a minha experiĂȘncia poderĂĄ nĂŁo ser igual Ă  sua.

Se o seu objetivo Ă© deixar a TV para a namorada e estar sentado no sofĂĄ de casa, ligado Ă  Wi-Fi (de preferĂȘncia na mesma divisĂŁo do router). EntĂŁo a Portal funciona como esperado (a 1080p, 60hz e com uma transmissĂŁo fluida).

Mas o mesmo pode ser dito se usar o Remote Play no telemĂłvel, ou portĂĄtil, ou ROG Ally, ou… Acho que me faço entender.

O principal problema da PlayStation Portal surge quando levamos este aparelho para fora de casa. O que claro estĂĄ, significa que para ter uma experiĂȘncia aceitĂĄvel, temos de utilizar esta “consola” sempre em locais como uma segunda casa/casa de um amigo. Tudo de forma a garantir o acesso a uma rede Wi-Fi rĂĄpida, fiĂĄvel e consistente.

Um Ășltimo possĂ­vel problema Ă© o facto da PS5 ter de estar permanentemente em Rest Mode. AlĂ©m disso, tem de estar sempre ligada Ă  internet para a ligação ser sequer possĂ­vel. É um problema ligeiro? Nem por isso.

Faltou a luz em sua casa enquanto estĂĄ de viagem? Ficou sem internet em casa e nĂŁo estĂĄ lĂĄ para tentar resolver o problema? ParabĂ©ns, mesmo que esteja num sitio com a internet mais rĂĄpida do mundo, tem nas mĂŁos um pisa papĂ©is de 219,99€.

Em suma, pense muito bem na utilidade que vai dar à Portal antes de a comprar, especialmente nos locais/situaçÔes em que iria querer jogar.

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Gonçalo Henriques
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miĂșdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que atĂ© aĂ­ jĂĄ sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixĂŁo.

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