JĂĄ ouviu falar de Ozempic, ou de drogas similares? Estamos a falar de um medicamento que estĂĄ a ficar extremamente popular, e que pode mesmo vir a ser um dos assuntos mais falados do prĂłximo ano. Afinal de contas, estamos a falar de uma “droga” capaz de controlar a fome, e como tal, capaz de ajudar no controlo de alguns dos problemas de saĂșde mais graves da sociedade moderna, a obesidade e a diabetes.
GLP-1: Ficar magro vai ficar mais popular que a InteligĂȘncia Artificial
Os medicamentos para perda de peso GLP-1 e os avanços contĂnuos na esfera da IA sĂŁo atualmente dois dos maiores temas em discussĂŁo no mercado, porque, Ă© para onde o investimento a sĂ©rio estĂĄ a ser canalizado.
Mas serĂĄ um simples medicamente tĂŁo merecedor de toda esta atenção? Ao ponto de receber o mesmo tipo de investimento que a loucura da InteligĂȘncia Artificial. Vamos por partes.
O que Ă© o GLP-1?
O Glucagon-Like Peptide-1, ou GLP-1, desempenha um papel importante na regulação da fome, e jå existe no mercado em vårios produtos com nomes diferentes. Por exemplo, a Novo Nordisk vende os seus medicamentosGLP-1 sos rótulos Ozempic e Wegovy. Isto enquanto a Eli Lilly and Company vende a sua própria receita sob os rótulos Mounjaro e Zepbound. Quanto é que isto custa atualmente? Bem, nos Estados Unidos, anda à volta dos 1000 dólares por dose mensal.
Como Ă© que se pode perder peso com este medicamento?
Basicamente, o GLP-1 estimula a libertação de insulina no pĂąncreas, e bloquea a libertação unĂștil de glucagom apĂłs as refeiçÔes para evitar que o excesso de glicose entre na corrente sanguĂnea. Isto retarda o esvaziamento gĂĄstico, o que por sua vez reduz a ingestĂŁo de alimentos ao longo do dia.
Além de tudo isto, como muitas das vezes a alimentação exagerada é potenciada por uma necessidade psicológica, os recetores GLP-1 também suprimem a resposta do cérebro ao stress, aumentando a sensação de saciedade. Basicamente, não vai sentir necessidade de comer. Curiosamente, também existem estudos a apontar para a redução de perturbaçÔes relacionadas com o abuso de ålcool e drogas.
Mas nĂŁo fica por aqui, outros estudos tambĂ©m indica que este medicamento tambĂ©m reduz a probabilidade de problemas cardĂacos ao mesmo tempo que ajuda na perda de peso.
O potencial desta droga é tanto, que jå existem alguns analistas de mercado a afirmar que isto pode ser o fim da popularidade do Fast-Food, caso o medicamento comece a ser feito de forma massificada, e chegue ao mercado a um preço mais apelativo, o que claro estå, poderå ser o chamariz para qualquer tipo de pessoa.
Em suma, consegue pensar num comprimidinho mĂĄgico que promete acabar com o seus kilos a mais? Bem… Ao que tudo indica, ele existe mesmo.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opiniĂŁo acerca desta temĂĄtica na caixa de comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!