Apesar de tudo o que tem vindo a ser dito acerca dos próximos smartphones topo de gama da Samsung (Galaxy S24), a verdade é que os primeiros smartphones focados em IA do mercado já estão nas prateleiras, são os Pixel 8 da Google.
Curiosamente, esses mesmos smartphones tiveram agora uma atualização invisível com algumas surpresas.
Google Pixel 8 Pro teve uma grande atualização IA! O que mudou?
Portanto, se porventura esteve atento às nossas reviews relativamente ao Pixel 8 e Pixel 8 Pro, sabe que a base destes aparelhos não está num processador extremamente poderoso, ou na verdade, no melhor hardware que o mercado tem para oferecer. A grande vantagem dos Pixel 8 relativamente a tudo o resto que podemos encontrar nas prateleiras, está nas suas capacidades de Inteligência Artificial (IA).
Pois bem, o Pixel 8 Pro acabou de receber uma atualização ao seu “AI Core”, uma aplicação separada do Sistema Operativo que pode ser atualizada quando a Google assim o entender. Curiosamente, por enquanto, apenas a versão Pro recebeu a atualização.
Na realidade, isto nem é bem uma app, porque não a vai ver representada na gaveta de Apps, com o seu próprio ícone. É um serviço que funciona em segundo plano, sem ninguém o ver, a fornecer alguma potência de IA às apps que possam precisar.
O que faz?
A Google não descreve o serviço, mas é muito provável que seja a base para os modelos de IA que a Google mencionou na apresentação dos seus Pixel 8. É aqui que os smartphones vão buscar o poder que precisam para dar vida a funcionalidades como o Magic Eraser ou Magic Editor.
Esta atualização deverá servir para ganhar espaço para o que vem a seguir, ou seja, a funcionalidade de melhoramento de imagem em ambientes com zoom extremo, entre outras coisas que a Google anunciou mas ainda não disponibilizou.
Além disso, também deverá servir para melhorar a separação entre cargas de trabalho IA entre o smartphone e os servidores que a Google. Afinal de contas, os Pixel 8 da Google funcionam tendo como base um processamento híbrido. Uma parte é feita localmente, enquanto outra é feita na “nuvem”.
Entretanto, a comunidade que já recebeu a atualização está já a testar tudo e mais alguma coisa para perceber que melhorias estão presentes no smartphone. Sendo exatamente por isso que alguns utilizadores afirmam que as funcionalidades de edição de imagem no Google Fotos ficaram um pouco mais rápidas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!