As versões mais antigas do Android continuam a receber actualizações de aplicações e até de funcionalidades durante anos. No entanto eventualmente, as coisas têm de chegar ao fim. Em breve, a Google deixará de suportar duas aplicações muito importantes, nomeadamente o Calendário e Chrome em smartphones Android mais antigos.
Estes smartphones Android vão perder o Chrome e o Calendário!
O Android 14 é a versão atual do Android. No entanto como tem sido o caso há algum tempo, a versão instalada na maioria dos dispositivos activos está um pouco atrasada. Atualmente, a versão mais instalada do Android é o Android 11.
Com o passar do tempo, a Google acaba por deixar de suportar as versões mais antigas da plataforma nas suas principais aplicações. Isto acontecerá em breve com o Google Chrome e não só.
Assim em breve o browser padrão na maioria dos smartphones Android aumentará seu requisito mínimo de sistema operativo para o Android 8.0. Isto com o lançamento do Chrome 120 no início de 2024. A Google confirmou a remoção numa página de suporte no início deste mês.
A última versão do Chrome que suporta o Android Nougat é o Chrome 119, e inclui uma mensagem para os utilizadores afetados informando-os de que devem atualizar o seu sistema operativo.
Assim o Chrome 120 não será suportado nem enviado para utilizadores com Android Nougat.
A partir do final de novembro, a versão atual do Chrome para Android é a versão 119, o que significa que estamos atualmente na última versão suportada para dispositivos que executam o Android 7.1 e mais antigos.
O Calendário da Google também acaba
Da mesma forma, o TheSpAndroid descobriu evidências nas versões mais recentes do Calendário da Google para Android que mostram uma nova mensagem na app que aparecerá para utilizadores em versões mais antigas do Android. Em dispositivos que executam o Android 7.1 Nougat e abaixo, a mensagem dirá:
A sua versão atual do Android já não é suportada. Atualize o seu sistema operativo para continuar a utilizar o Calendário Google.
A versão mínima do Google Calendar para Android também é agora o Android 8.0, começando com a versão 2023-46-0-581792699, que ainda não foi amplamente implementada.
Infelizmente, em ambos os casos, ter uma versão desactualizada do Android significa apenas que não existe uma versão mais recente disponível, uma vez que o fabricante deixou de a fornecer. Por outras palavras, isto exigiria que os utilizadores comprassem um novo dispositivo, o que é provavelmente uma boa ideia de qualquer forma do ponto de vista da segurança, ou tomassem medidas mais drásticas com compilações de software personalizadas como o LineageOS.
Independentemente disso, isso não deve afetar a grande maioria dos utilizadores do Android. Em junho de 2023, o Android 7.1 representava apenas 3% dos dispositivos ativos, com versões mais antigas acumulando menos de 5% a mais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!