Alien: prepare-se para a série de TV que quebra todas as regras!

A série de televisão Alien está a arriscar ao quebrar uma regra não oficial que o franchise tem mantido durante décadas. O filme original Alien, de Ridley Scott, colocou muitas questões às quais não tinha interesse em responder. Incluindo a origem dos ovos alienígenas ou a razão pela qual a nave abandonada os transportava. O filme original e a sua eventual sequela, Aliens, sugeriram um universo de histórias muito mais vasto. Assim deu origem a inúmeros jogos de vídeo, romances e expansões de banda desenhada. Também levaram, claro, ao resto do franchise de filmes Alien. Vamos então olhar para a série de TV Alien que parece quebrar todas as regras.

Alien: prepare-se para a série de TV que quebra todas as regras!

As sequelas e os spinoffs subsequentes têm tudo muito de bom e de mau. As prequelas de Ridley Scott foram arrojadas e ambiciosas, mas também carentes nos departamentos da história ou das personagens. A próxima série de TV Alien, do FX, é algo novo, com a série a passar-se muito antes dos eventos do original.

Fonte: 20th Century Studios

Pouco se sabe sobre a história em si, mas um elemento que foi confirmado é que a série Alien vai se passar em grande parte na Terra. A série deverá centrar-se nos rivais da infame corporação Weyland-Yutani, que também está a desenvolver inteligência artificial e, presumivelmente, a procurar amostras da assustadora criatura. Será intrigante ver como é que a série Alien estrutura os seus episódios, e se vai adotar uma abordagem de terror ou de aventura de ficção científica.

A série Alien do FX deverá estrear no início de 2025.

O facto de a série se passar na Terra não só a distingue visualmente dos filmes, como também quebra uma regra praticamente ininterrupta da série. Quando o realizador Renny Harlin estava a desenvolver a sua versão não filmada de Alien 3, um dos conceitos que tinha envolvia a sua localização na Terra. Os produtores Walter Hill e David Giler informaram-no que, uma vez que Alien é um conto de ficção científica, deveria ter sempre lugar no espaço profundo. A série tem-se mantido fiel a esta fórmula e, apesar de filmes como Covenant terem dado uma breve ideia de como seria a Terra do futuro, esta série será a primeira a explorá-la verdadeiramente.

Não ir à Terra é uma regra não oficial do franchise

É de notar que tanto Alien Vs Predator de 2004 como a sua sequela Requiem tiveram lugar na Terra durante os dias de hoje. Dito isto, isto foi provavelmente mais uma medida de poupança de custos do que outra coisa. Alien Resurrection também apresentava um final alternativo que se passava numa Terra estéril, embora tenha sido retirado da versão final. Isto explica porque é que a série tinha evitado levar as criaturas para a Terra: é um pouco aborrecido.

A maioria dos outros filmes leva o público a planetas distantes ou examina a evolução da humanidade quando as viagens espaciais entram em cena. Na sua essência, o franchise é ficção científica, por isso, usar os monstros como alimento para um filme B passado na Terra não parece ser um passo na direção certa.

A série parece voltar às raízes da ficção científica da propriedade e o orçamento e o tempo para retratar a Terra do futuro. Assim podemos eventualmente ter a melhor série Aliens de todos os tempos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também