Android 14 já chegou à Samsung mas há uma razão para esperar!

A Samsung começou a disponibilizar amplamente a sua atualização do Android 14 na semana passada, mas há uma razão para esperar. Tudo porque parece que a Samsung deixou de fora um método que evita o burn-in da barra de status.

Android 14 já chegou à Samsung mas há uma razão para esperar!

O Burn-in nos ecrãs dos smartphones já foi um grande problema, muitas vezes ao fazer com que alguns elementos estivessem sempre a aparecer. Um truque comum para evitar isto é deslocar ligeiramente os elementos da IU para que nunca permaneçam no mesmo sítio durante muito tempo. É quase invisível para o utilizador, mas ajuda muito a evitar o burn-in.

No One UI 6 (Android 14), no entanto, parece que a Samsung pode ter deixado isso de fora como refere o site 9to5Google.

Os utilizadores do Reddit repararam que os elementos da barra de estado (hora, bateria, etc.) já não parecem mudar com o tempo. Isto foi detectado através da comparação de capturas de ecrã ao longo do tempo, com os elementos da barra de estado perfeitamente alinhados. No One UI 5 (Android 13), a comparação das capturas de ecrã ao longo do tempo mostrou que os elementos se moviam bastante, resultando num efeito quase desfocado quando se sobrepunham as capturas de ecrã umas sobre as outras.

Entretanto os botões da barra de navegação continuam a mover-se. Assim a Samsung não parece ter desistido totalmente deste método.

Quanto ao que exatamente a acontecer é realmente difícil dizer. É perfeitamente possível que a Samsung tenha apenas ajustado as capturas de ecrã para compensar o movimento dos elementos da barra de estado. Ou então que a empresa esteja a utilizar um novo método para evitar o burn-in. Também é de salientar que a comparação é feita em dois dispositivos diferentes – um Galaxy S23 Ultra no One UI 6 e um Galaxy Note 20 Ultra no One UI 5.

Em todo o caso, é pelo menos um pouco preocupante, e estamos curiosos para ver se as coisas mudam com novas actualizações.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também