Antes de começar, é preciso dizer que a Tesla não vai limitar o carregamento das suas baterias a 90% devido a algum problema. Se quiser, pode carregar até 100%, sem qualquer problema. Esta limitação tem a ver com a revolução elétrica, ou melhor, com a velocidade a que vemos cada vez mais carros elétricos nas estradas.
Até porque isto nem é bem uma limitação, a Tesla está sim a adotar uma nova taxa para quem quiser carregar acima dos 90% nos seus carregadores próprios (Supercharger).
Tesla quer carregamentos só até 90%. Porquê!?
Portanto, apesar de ser considerado uma desvantagem para quem sempre este habituado a ir a um posto de combustível, e em 2 minutos estar despachado, a realidade é que o carro elétrico permite que o possa deixar em carregamento, normalmente em espaços mais vantajosos dentro de parques de estacionamento, e por vezes até de forma gratuita, enquanto vai às compras, ao cinema, e vai pura e simplesmente comer qualquer coisa.
A espera deixa de ser uma coisa tão má, se for possível aproveitar esse tempo para fazer outras coisas, certo? Claro, mas há quem abuse, e num mundo cada vez mais cheio de carros elétricos, é preciso retirar os carros dos carregadores o mais rapidamente possível.
Ou seja, se demasiadas pessoas forem carregar e passear ao mesmo tempo, deixará de existir uma infraestrutura disponível para os restantes automóveis elétricos. Começa a ser cada vez mais comum precisar de carregar, chegar ao posto, e este estar ocupado por pessoas que decidiram ficar a relaxar no café, em vez de tirar o carro do sítio.
Por isso, a Tesla anunciou que vai começar a cobrar uma taxa de congestionamento em determinados locais.
Curiosamente, em Portugal também vai ser adotado um sistema similar, mas em vez de taxa de congestionamento, vai ser conhecido como taxa de inatividade.
Ou seja, enquanto em Portugal vai ser necessário pagar um valor muito superior ao normal por minuto, se o carregamento já estiver a 100%. O que é basicamente uma taxa de ocupação indevida. A Tesla prefere limitar os carregamentos a 90%, porque dos 90% para cima, o carregamento fica menos eficiente e por isso muito mais lento.
Este sistema vai ser primeiramente testado nos Estados Unidos, e se resultar, deve ser implementado em mais regiões. A Tesla afirma que está a introduzir esta taxa para incentivar os condutores a “carregar apenas o necessário para a sua viagem”. O que por sua vez aumenta a disponibilidade dos Superchargers para que todos tenham acesso quando precisam”.