Como já dissemos várias vezes, se o pirata oferece um produto superior ao oficial, a um preço mais apelativo, o consumidor vai sempre optar pelo produto ilegal, especialmente no mundo do gaming, das séries, e dos filmes, onde a caça a esta tipo de atividade ainda não constitui uma ameaça severa o suficiente para assustar os internautas.
Mas existem soluções muito simples. O problema é que também existe uma falta gritante de as implementar.
Pirataria é uma questão económica e nada mais. Quer um exemplo?
A pirataria é quase sempre uma questão económica! O que significa isto? Bem, é simples!
De forma muito resumida, ou não consegue comprar um jogo, um filme, ou uma série, porque o custo de aquisição é demasiado alto, e por isso vai tentar uma outra via. Ou então, o produto não está disponível na sua região (isto acontece muito com filmes e séries), e por isso vai pirateá-lo.
Quer um exemplo de uma estratégia que resultou e praticamente “matou” a pirataria? Tivemos a Netflix há alguns anos atrás! Um serviço capaz de oferecer toneladas de conteúdo de qualidade inegável, a um preço muito apelativo. (Infelizmente, a Netflix deixou de ser um exemplo depois da separação de conteúdo multimédia entre várias plataformas, e claro, os muitos aumentos de preço da subscrição).
Quer um outro exemplo mais simples e mais prático?
Temos o jogo Heartbound, onde a equipa de desenvolvimento decidiu fazer promoções regionais tendo em conta o poder económico de cada país.
Mais concretamente, um dos developers deu o exemplo do Brasil. Porquê? Simples, porque é uma região onde a pirataria é quase o “normal”. Mas não porque os Brasileiros são idiotas e querem ter um produto sem o pagar. A realidade é… Economicamente, não faz sentido comprar jogos no Brasil. Os jogos são quase sempre exageradamente caros, e como tal, os jogadores optam pela pirataria.
Qual foi a solução?
Como a equipa reparou que muitos Brasileiros gostaram da demo de Heartbound, a equipa implementou um desconto regional de 60%, o que meteu o preço do jogo a uns muito baixos 20 reais (3.74€). Resultado? O mercado aderiu, e o Brasil equivale agora a 25% da receita total do estúdio em vendas.
Conclusão
A Pirataria não existe porque os consumidores são maus e não querem gastar dinheiro. A pirataria existe porque os preços são muitas vezes um exagero para a realidade económica de muitos dos utilizadores interessados.
É triste, mas é também muito simples.