Sou muito honesto, odeio a atual estratégia das fabricantes do mundo dos smartphones, que passa quase sempre pela separação de gamas por tamanho, mas também por funcionalidades. Sinto esta pequena raiva dentro da minha alma desde a altura em que o Galaxy S9+ deixou de ser igual (em termos técnicos) ao mais pequeno e compacto Galaxy S9.
Isto nem foi novidade no mercado na altura, mas foi quando a coisa normalizou, e os consumidores apenas e só aceitaram a jogada das fabricantes.
Claro que compreendo perfeitamente que um modelo ‘Plus’ ou ‘Max’ é maior, e por isso oferece um ecrã maior, mais brilhante, e claro… Mais bateria! Mas, as diferenças podiam ficar por aÃ, deixando a porta aberta para que os consumidores pudessem escolher entre ter um smartphone mais pequeno e compacto, mas ainda assim extremamente poderoso e cheio de funcionalidades, ou então uma autêntica besta quase incapaz de caber no bolso das calças.
Deveria ser uma escolha de Tamanho, e não de Capacidades. No entanto, as coisas não funcionam assim no lado Android, e infelizmente também não no ecossitema Apple.
Afinal de contas, apesar das muitas similaridades, o iPhone 15 Pro Max tem um extra que não podemos encontrar no iPhone 15 Pro ‘normal’, o que por sua vez acabou por atirar vários consumidores que normalmente compariam o modelo Pro, para o maior e mais caro Pro Max. (Eu sou um exemplo desse tipo de consumidor).
Pois bem, se não comprou um iPhone novinho em folha em 2023, tenha calma, porque as coisas vão voltar a mudar em 2024.
iPhone 16 Pro vai receber funcionalidade exclusiva do 15 Pro Max!
Portanto, apesar de não acreditar a 100% na desculpa da Apple de falta de espaço no modelo Pro para a implementação da lente tetraprismática capaz de oferecer um zoom ótico de até 5x, tudo indica que com a mudança para um corpo um pouco maior, a Apple vai também disponibilizar a funcionalidade no seu próximo modelo Pro, o iPhone 16 Pro.
Ou seja, o facto de o iPhone 15 Pro só chegar a um zoom ótico de 3x é uma questão de espaço (e como é óbvio, também uma questão de preço no lado da produção).
Ambas as questões vão ser resolvidas em 2024!
Visto que ambos os modelos Pro do iPhone 16 vão adotar ecrãs ligeiramente maiores em 0.2”, ou seja, o Pro passa para 6.3” e o Pro Max para 6.9”. O que claro está, dá um pouco mais de espaço para a Apple brincar dentro de cada aparelho.
Entretanto, além de tudo isso, a lente vai ficar significativamente mais fácil de produzir, e por isso significativamente mais barata. (Eu diria que esta é a razão mais importante!)
Porém, vale ainda a pena salientar que isto não significa que a Apple não arranje um outro fator diferenciador para voltar a meter o iPhone 15 Pro Max debaixo dos holofotes! Afinal de contas, é sempre do interessa da fabricante vender mais modelos da versão mais cara. Porquê? A margem de lucro é quase sempre maior.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!