A Huawei, indo contra toda a lógica, está a ter uma espécie de “comeback” em vários mercados, nomeadamente no Chinês, onde anda a humilhar o iPhone em termos de vendas. Isto voltou a meter os holofotes em cima da gigante Chinesa, mais concretamente em cima da qualidade de construção e funcionalidades inovadoras dos seus smartphones.
Porém, isto também meteu algum receio no corações dos ainda numerosos fãs da fabricante na Europa.
Afinal, a Huawei fez um anúncio onde deixou a sensação de que a próxima grande versão do HarmonyOS iria muito provavelmente ser o fim ao suporte de apps Android. Mas calma! A Huawei já veio a público clarificar a situação.
Smartphones Huawei vão continuar a apostar nas apps Android!
Bem, a afirmação da Huawei está correta. O HarmonyOS vai mesmo dizer adeus ao suporte às apps Android. Porém, todos os smartphones Huawei vendidos fora da China vão continuar a vir equipados com EMUI, e não com o HarmonyOS.
O que é o EMUI?
Bem, é um sistema operativo Android baseado na versão AOSP (Android Open Source Project). Isto significa que é um Android igual a todos os outros, com as clássicas modificações da Huawei (que metem o EMUI extremamente similar ao HarmonyOS), mas claro, sem apps ou serviços Google.
O que significa isto?
Se tem um smartphone Huawei, ou está a pensar adquirir um de nova geração, isto significa que não vai receber a atualização para o HarmonyOS, pelo menos por enquanto. Os consumidores fora da China vão continuar a poder contar com o EMUI, que por sua vez conta com suporte nativo a apps Android.
Conclusão
A Huawei continua a testar as águas, para perceber se vale ou não a pena continuar a lançar smartphones fora da China. Isto é quase um caso de estudo! A Huawei é uma fabricante que está praticamente fora da arena de combate do mundo dos smarpthones, mas… Se formos mesmo muito sinceros, bastava tudo mudar do dia para a noite, e a Google voltar a entrar no ecossistema Huawei, para que a fabricante voltasse a ser uma ameaça a sério para as atuais gigantes do mundo Android.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!