Não passou muito tempo desde que as atualizações do Windows representavam uma grande dor de cabeça para os utilizadores. No entanto, parece que esses tempos estão de volta. É que o update Windows 11 KB5032190 está a causar muitos problemas e eventualmente já deu conta de alguns. Assim tenha cuidado porque isto é o que a última versão do Windows faz ao seu PC!
Cuidado! Isto é o que a última versão do Windows faz ao seu PC!
A KB5032190 é uma atualização de segurança do Patch Tuesday que corrigiu muitos problemas, incluindo um bug que afeta aplicações de papel de parede de terceiros, causando um fundo preto inesperado. A empresa também adicionou novas opções para os fabricantes personalizarem a Iluminação Dinâmica para o seu hardware.
No entanto poderá deparar-se com um problema significativo depois de instalar o Windows 11 KB5032190 na versão 23H2 ou 22H2. Os utilizadores referem que em alguns casos não conseguem instalar a atualização, com o patch a ficar preso num loop infinito. Quando se instala a atualização, parece quebrar a barra de tarefas com ícones que desaparecem.
Estes problemas foram assinalados pelos utilizadores na nossa secção de comentários, no Reddit e no Centro de Feedback.
Ícones da barra de tarefas a desaparecer
Detetou-se o bug do desaparecimento dos ícones da barra de tarefas pela primeira vez após o lançamento da atualização opcional do Windows 11 Moment 4, mas agora também foi incluído no Patch Tuesday obrigatório deste mês.
A Microsoft conhece estes relatos e lançou várias compilações beta para corrigir o bug do desaparecimento dos ícones da barra de tarefas.
Apesar de corrigir o problema no canal Canary do Windows 11, não há um cronograma claro para essa correção na versão final.
Alguns utilizadores descreveram o problema como bizarro, pois precisam de reiniciar o Explorador de Ficheiros pelo menos a cada 30 minutos. Tudo porque esse problema acontece constantemente. Os ícones da barra de tarefas estão em branco ou a indexação está desligada em 1 e, por exemplo, o ícone do Microsoft Word abrirá o Microsoft Edge (eles estão próximos um do outro na barra de tarefas).
O OneNote abrirá o Word, e assim por diante. A interrupção do Explorador de Ficheiros no Gestor de Tarefas resolve o problema, mas este recomeça 30 minutos após a utilização.
“Isto simplesmente MATA a minha produtividade”, referiu um dos utilizadores afectados.
Falhas na animação do ambiente de trabalho virtual
Depois de atualizar para o Windows 11 KB5032190, os utilizadores assinalaram um problema em que a animação do Ambiente de Trabalho Virtual está lenta e com falhas.
A falta de capacidade de resposta e os efeitos visuais perturbadores causados por estas animações foram detectados pela primeira vez com o lançamento do Moment 4. Estão agora a afetar todos os utilizadores com a atualização obrigatória KB5032190.
A atualização KB5032190 não se instalada ou fica presa num ciclo interminável
Talvez o problema mais crítico seja a atualização do Windows 11 de novembro de 2023 que fica presa em um loop de inicialização infinito durante a instalação.
Vários utilizadores relataram que os seus sistemas reiniciaram repetidamente em várias percentagens, com o Windows a reverter as alterações.
Este problema foi detectado em diferentes versões do Windows 11, incluindo a Enterprise e a Pro. Curiosamente, em alguns casos, uma tentativa de atualização falhada está frequentemente ausente do histórico de actualizações, deixando os utilizadores com poucas informações.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!