Android: Atualizações Seamless são incríveis. Não é para todos!

O que é uma atualização seamless? É algo que já existe há vários anos no ecossistema Android, mas que teima em não conseguir ser “padrão” em todos os smartphones lançados pela mais variadas fabricantes presentes neste mundo.

Basicamente, é uma atualização que acontece sem você dar por isso, ou seja, não interrompe a utilização normal do dia-a-dia.

Atualizações Seamless ficaram mais rápidas! (Mas só nos Pixel)

Portanto, com a nova atualização Android 14 QPR2 Beta 1, as atualizações contínuas (seamless) ficaram significativamente mais rápidas. Dito isto, para quem não sabe, uma atualização contínua é um método exclusivo da gama de smartphones Pixel de atualizar o seu software.

Uma grande vantagem comparativamente às atualizações tradicionais no mundo dos smartphones, incluindo o iPhone com o seu iOS!

Porque este tipo de atualização permite que continue a utilizar o smartphone, mesmo durante o período de download e instalação do software. Parece algo pouco importante… Mas gosta de esperar uma série de minutos pela instalação de uma atualização? Óbvio que não.

Como é que isto funciona?

Tudo isto se baseia no facto do Sistema Operativo ter duas partições nos telemóveis Pixel.

Assim, quando uma atualização é iniciada, o novo software é instalado na partição inativa. Posteriormente, o telemóvel é reiniciado, fazendo uma transição perfeita para a partição actualizada.

Quanto tempo demora uma instalação?

Normalmente, as atualizações seamless nos telemóveis Pixel podem levar até 30 minutos até à sua conclusão.

Ainda assim, apesar desta duração, os utilizadores adoram a vantagem única de poderem utilizar os seus aparelhos durante todo o processo de atualização. Isto à exceção da única reinicialização (Que hoje em dia é extremamente rápida). Aliás, isto não melhora apenas a usabilidade do aparelho, como também garante um processo de atualização mais seguro.

  • (Se a partição ficar corrompida durante a instalação, o telemóvel não fica inutilizável porque existe outra partição saudável ativa.)

Pois bem, com estas melhorias, os tempos baixaram para 10 minutos. O que é significativo e interessante, visto que uma atualização mais rápida também significa menos uso de recursos, e menos aquecimento para o aparelho. Curiosamente em alguns aparelhos esta atualização demorou apenas 2 minutos e meio.

Não faria sentido existir um esforço para que este tipo de método de atualização fosse padrão em todo o ecossistema Android? Especialmente porque o suporte via software é normalmente tido como um dos pontos negativos deste lado do mundo mobile comparativamente ao iOS. Entretanto, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também