Qualquer empresa que tenha um domínio de mercado, gosta de controlar tudo aquilo que entra ou se mantém no seu ecossistema. Este é o caso da Apple com todos os seus produtos, e claro, é também o caso da Microsoft com o seu velho mas sempre tão importante sistema operativo Windows.
No entanto, da mesma maneira que a Apple foi obrigada a meter USB-C nos seus smartphones, e está também a ser “mais ou menos” obrigada a suportar RCS no iMessage, bem como a abrir os seus smartphones à instalação de apps vindas de fora, a Microsoft também está a ser encostada à parede para relaxar um pouco a forma como controla o Windows.
O mundo está mesmo a mudar!
Microsoft vai dar (muito) mais liberdade aos utilizadores no Windows 11
Portanto, a Microsoft anunciou no seu bloque que o Windows 11 vai respeitar a Lei dos Mercados Digitais (DMA) no Espaço Económico Europeu. Para isto acontecer, algumas modificações importantes tiveram de ser feitas ao sistema operativo. Um SO que agora permite escolher fornecedores e desinstalar a grande maiora das aplicações integradas. Uma novidade para este ecossistema!
Mais concretamente, é agora possível desinstalar o Microsoft Edge, bem como o Bing Search que costuma estar sempre presente na barra de tarefas do Windows 11. Na realidade, a partir de agora, apenas não é possível desinstalar o Explorador de Ficheiros, nem o Phone Link.
Além de tudo isto, vai também ser possível mexer no Quadro de Widgets da Microsoft, mais concretamente desativar o feed de notícias e anúncios publicitários. Porém, vale a pena salientar que estas capacidades vão estar apenas disponíveis nos países dentro do Espaço Económico Europeu, onde podemos incluir Portugal.
Talvez mais importante que tudo isto, é o facto do Windows 11 agora se lembrar das suas opções como utilizador. Seja a escolha do navegador, ou do cliente de e-mail, o Sistema Operativo vai respeitar as suas opções e não vai mudar nada da noite para o dia.
Quando é que tudo vai acontecer?
Primeiramente, vai tudo acontecer no canal Insider Beta para teste. Entretanto, tudo indica que as alterações vão ser empregues no Windows 11 no início de 2024. Estas alterações devem dar o salto para o Windows 12 que entretanto também deverá começar a ser o foco da Microsoft.
Caso não saiba, a próxima versão do Windows deve chegar ao mercado ainda durante 2024!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!