Como é óbvio, não estamos a falar do suporte a redes 5G nos atuais e futuros produtos da gigante Norte-Americana! Estamos sim a falar do desenvolvimento de um modem 5G próprio, para que a Apple consiga finalmente fugir da parceria com a Qualcomm.
A Apple gosta de controlar tudo aquilo que entre nos seus produtos, nomedamente no iPhone, e como tal, é importantÃssimo conseguir desenvolver e produzir o seu próprio modem, não só para conseguir criar algo mais à medida das suas necessidades, mas também anular a despesa que é comprar milhões de chips à Qualcomm todos os anos.
Mas… Apesars do grande sucesso da Apple no design de processadores para smartphone e computadores, no lado do 5G a coisa não está a correr nada bem. Algo especialmente curioso quando temos em conta que o projeto foi comprado à Intel por mil milhões de dólares em 2019.
Apple continua com problemas com o 5G. Adiado para 2026!
Há muito tempo que a Apple quer implementar os seus próprios modems 5G na sua cada vez maior gama de produtos mobile, a começar logo pelo iPhone, o seu produto mais importante de sempre. A ideia é reduzir a dependência da Qualcomm, à medida que se avança para uma independência quase total de parceiras de desenvolvimento e produção de componentes essenciais.
Porém, tudo indica que a Apple continua a encontrar barreiras muito difÃceis de ultrapassar no processo de desenvolvimento, o que voltou a empurrar o lançamento para o final de 2025 ou inÃcio de 2026. Vale a pena salientar que o plano original era lançar alguma coisa já em 2024 com um iPhone SE 4. (Sendo exatamente devido a tudo isto que o smartphone ‘budget’ foi novamente adiado)
Ou seja, depois da recente extensão de 3 anos do contrato com a Qualcomm, tudo indica que as coisas ainda não correm de feição para a gigante da maçã trincada. O que está a acontecer? Bem, todas as informações que têm chegado à Internet mencionam baixa performance, bem como sobreaquecimento.
Ainda assim, a Apple não quer atirar a toalha ao chão! Especialmente porque, como dissemos em cima, a parceria com a Qualcomm é tudo menos barata para as contas da empresa. Vamos esperar para ver o que vai acontecer.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!