Durante anos, os utilizadores do Windows 7 e 8 puderam atualizar para o Windows 10 e 11 sem custos, graças a uma lacuna de longa data. A Microsoft bloqueou oficialmente a oportunidade de atualizar gratuitamente. No entanto, parece que a mudança fez mais do que eliminar o caminho de instalação para a atualização. É que os utilizadores existentes estão agora a relatar problemas com suas chaves de produto quando querem ativar o Windows.
Alguns utilizadores não estão a conseguir ativar o Windows!
Conforme revelado pelo site The Verge, vários utilizadores do Windows já não conseguem ativar o Windows com uma licença existente. Isto acontece mais especificamente após a substituição do hardware nos seus dispositivos. Um utilizador disse à publicação que se deparou com o problema ao tentar a ativação automática após uma mudança de hardware. Embora o apoio ao cliente tenha referido que este tipo de alterações não anula uma licença do Windows, não foi possível restaurar as chaves de produto do indivíduo. Neste caso, o proprietário estava a tentar utilizar uma licença do Windows 10 derivada de uma atualização do Windows 7. Numa declaração à publicação, a empresa reconheceu que está ciente do problema. Bill Babonas, principal gestor de produto do Windows, disse ao The Verge que aqueles que estão a enfrentar problemas técnicos devem contactar o serviço de apoio ao cliente.
Quando a Microsoft lançou o Windows 10 em 2015, ela fez uma oferta de atualização do Windows 10 para os utilizadores existentes, gratuitamente. No entanto, essa oferta terminou em 29 de julho de 2016, o que a empresa especificou quando anunciou recentemente o fim da lacuna. A Microsoft também referiu em abril de 2023 que o Windows 10 deixaria de receber actualizações de funcionalidades. No entanto as actualizações de segurança continuariam a chegar até à data de fim de suporte de 14 de outubro de 2025.
Entretanto no segundo semestre de 2024, a empresa pretende lançar o Windows 11 Enterprise LTSC (canal de manutenção de longo prazo) e o Windows 11 Enterprise IoT LTSC. Ambos têm sido muito aguardados pelos clientes empresariais, à medida que surgem rumores sobre o suposto desenvolvimento do Windows 12 pela Microsoft. Ainda não foi confirmado se os clientes terão de pagar para atualizar para a próxima edição do sistema operativo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!