Os mais novos não gostam do Android. Isto é um problema grave!

Isto já começa a acontecer na Europa, mas ainda não está ao nível dos Estados Unidos. Ou seja, caso não saiba, nesta região tão imporatnte para o mundo dos smartphones, os mais jovens só querem um iPhone, porque se não o tiverem, vão sofrer de bullying extremamente agressivo! Podendo até ficar de parte de todas as conversações.

É exatamente por isso que a quota de mercado do iPhone entre os mais jovens, nos Estados Unidos, é superior a 80%. Um número que continua a crescer de forma incrível ano após ano.

Isto é negativo para o ecossistema por várias razões.

Os mais novos não gostam do Android. Isto é um problema grave!

Portanto, como falámos ontem no artigo do “um smartphone tem de ser um iPhone para ter sucesso”, o mundo está a mudar, e o iPhone é cada vez mais o padrão do mercado a nível global.

Mas, apesar de tudo isso ser um dado adquirido, os analistas de mercado não estão a dar a atenção que deveriam aos mais novos!

Ora pense na seguinte situação…

  • Qual foi o primeiro sistema operativo que utilizou num PC, em casa ou na escola? Foi o Windows!
  • Qual é o sistema operativo mais utilizado do planeta no mundo dos computadores? É o Windows!

Quando um utilizador é iniciado num ecossistema, e começa a depender dele para o trabalho do dia-a-dia, ou até mesmo para lazer, muito dificilmente o vai abandonar para adotar outra forma de pensar, de fazer, etc… Porém, hoje em dia, o primeiro sistema operativo à frente de um jovem pode já não ser o Windows, e isso pode ter consequências nefastas para a Microsoft num futuro muito próximo.

pixel, iphone, s23 ultra, comparativo, fotografia

Aliás, a grande maioria dos jovens tem o primeiro contacto com tecnologia a partir do smartphone dos pais, ou do tablet de casa. Além disso, hoje em dia é também muito normal dar um smartphone aos mais jovens, para que estes se mantenham contactáveis em qualquer momento. Por isso, o primeiro contacto que os mais jovens têm com um sistema operativo ou ecossistema, é obviamente a partir do lado Android, ou do lado iOS/iPad OS.

Assim, o mesmo que foi dito acerca do Windows, pode ser dito acerca do mundo dos smartphones.

Ou seja, se um utilizador entra desde cedo no mundo iOS, muito dificilmente vai sair para experimentar o lado Android. Já o contrário tem vindo a acontecer ao longo dos últimos anos, ao mesmo ritmo que o smartphone Android tem vindo a encarecer, e agora se aproxima do preço de um iPhone topo de gama.

Qual é a solução?

O cúmula da parvoíce é tentar fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

A Google e suas parceiras têm de mudar a forma como fazem as coisas, para levar a guerra à Apple e ao iPhone. Caso contrário, vamos ver o mercado cada vez mais dominado pelo iPhone, e por todo o ecossistema da maçã.

Nós como especialistas já começámos a ver isto na Europa. Se um smartphone Android como deve de ser custa o mesmo que um iPhone, o utilizador vai preferir o iPhone, porque vai ter mais anos de atualizações, tem um smartphone que irradia estatuto, e acaba sempre por ter uma experiência superior e mais consistente ao longo dos anos. Pode ainda vender o seu iPhone 2 ou 3 anos depois da compra, e ainda assim conseguir bom dinheiro de volta.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também