PlayStation 5 está a dar menos dinheiro. Porquê!?

Seria de esperar que com o fim da crise de componentes, e algumas mudanças no uso de componentes e materiais no lado da produção, fizessem com que a Sony estivesse a fazer muito mais dinheiro em cada unidade vendida. Mas… Não é bem assim!

A Sony está a fazer dinheiro em cada consola vendida, mas a percentagem de lucro caiu um pouco nos últimos meses. Qual é a razão? Bem, a própria empresa decidiu explicar a situação.

PlayStation 5 está a dar menos dinheiro. Porquê!?

ps5, PlayStation 5

Portanto, a Sony anunciou no seu último relatório de contas que está a fazer dinheiro em cada unidade vendida da PlayStation 5. Porém, o ganho financeiro deteriou alo longo do tempo. O que significa isto? Bem, vamos ao contexto!

Pois bem, os últimos resultados financeiros da Sony são realmente muito bons, com a gigante Japonesa a conseguir alcançar 6.6 mil milhões de dólares em receitas durante o segundo trimestre do ano fiscal. Como é óbvio, a venda de consolas de nova geração é uma das maiores responsáveis pelo sucesso da empresa. Afinal, a Sony foi capaz de enviar para o mercado quase 5 milhões de consolas em apenas 3 meses! O que claro está, fez com que este mercado contribuisse com 2 mil milhões de dólares em vendas.

Porém, o resultado acabou por não ser o esperado no campo da lucratividade. Porquê? Bem, a Sony está a pagar a aquisição da Bungie (3.6 mil milhões), bem como outras aquisições importantes no mundo do gaming. Além disto, a Sony também aponta para a desvalorização da moeda Japonesa (Yen) face ao dólar ($) e euro (€). Mais concretamente, a Sony está a pagar mais por cada componente, devido à desvalorização.

Em suma, a Sony está a fazer bom dinheiro a partir das suas consolas. Porém, existem vários outros fatores a impactar as suas contas trimestrais.

O que vai mudar com a PS5 Slim?

É muito provável que a Sony tenha feito mudanças extensas no hardware da consola para aumentar a sua margem de lucro. O preço da consola é o mesmo, ou até mais alto em alguns mercados, mas o custo de produção deverá ter caído de forma muito significativa.

Dito isto, a Sony planeia enviar 25 milhões de consolas PS5 até ao final do presente ano fiscal (termina em Março de 2024). Apenas nos próximos relatórios de contas é que vamos saber se o plano resultou.

Vale ainda a pena salientar que vários jogadores começam a apontar para a Sony como uma empresa cada vez mais agarrada às ideias do passado, e cada vez mais gananciosa. Isto pode ter um impacto severo a médio-longo prazo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também