iPhone 16: O segredo para a atualização está na memória RAM!

Verdade seja dita, é mais fácil tropeçar num passeio na rua e encontrar uma nota de 50€, do que é ver a Apple a falar abertamente da memória RAM que disponibiliza em cada um dos smartphones mais recentes. Algo que de forma muito curiosa não acontece no iPad, nem nos seus computadores Mac ou MacBook. Mas no iPhone… É um bicho de 7 cabeças!

Sabe porquê? Porque comparativamente ao lado Android, o iPhone fica quase sempre muito aquém nesta métrica.

iPhone 16: O segredo para a atualização está na memória RAM!

pixel, iphone, s23 ultra, comparativo, fotografia

Portanto, ter muita memória RAM não significa que um aparelho seja mais rápido que o outro, especialmente se pertencerem a ecossistemas diferentes, que fazem gestão de recursos obviamente muito diferentes.

Apenas sabemos que os modelos Pro de 2023 (iPhone 15 Pro e Pro Max) deram um salto dos 6GB para os 8GB de RAM. Algo que não nos aquece nem arrefece, afinal, o iPhone nunca precisou de grandes quantidades de RAM, da mesma forma que um smartphone Android também não precisa de 16GB, 18GB, ou 24GB de memória.

Curiosamente, este último número (24) foi a tendência de alguns dos lançamentos mais tardios de 2023 no lado Android.

Mas, 2024 pode obrigar a Apple a mudar o jogo!

iPhone

Sim, a Apple vai ter uma excelente razão para mudar a sua estratégia neste campo. É que com a adoção de muitas e boas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, vai ser necessária grandes quantidades de memória RAM no aparelho.

Aliás, é muito por aqui que algumas fabricantes já começaram a brincar aos 24GB de memória RAM. Para testar a forma como os consumidores recebiam essa quantidade de memória, e claro, o custo que isto iria ter feito em grandes quantidades de aparelhos.

De quanto vai ser a subida? Bem, segundo o que tem chegado à Internet, para esta primeira vaga de aparelhos focados em IA, pelo menos 12GB de memória RAM. O mesmo estudo aponta para os 20GB para uma utilização mais exigente e sem falhas. (Exemplo: Assistência Virtuais baseados em IA)

Fonte

Isto significa, no mínimo, um salto dos 8GB para os 12GB no lado iOS, enquanto no lado Android já dependerá do aparelho e da gama de preços, visto que muitos aparelhos topo de gama já adotaram os 12GB há 1~2 anos.

Atualização de smartphone à vista?

Como estamos fartos de dizer, é muito provável que algumas das funcionalidades IA de 2024 sejam exclusivas aos aparelhos mais recentes, provavelmente aos lançados mesmo em 2024. É preciso hardware específico, e como já deve ter percebido, grandes quantidades de memória RAM.

Como deve imaginar, todas as fabricantes vão aproveitar esta nova “loucura” para vender a ideia de que o hardware antigo é obsoleto, e que estamos a presenciar a entrada de uma nova era no mundo mobile. O que pode ou não ser verdade. Mas… Será que a IA vai ser assim tão importante? Vamos ter de esperar para ver.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também