Huawei está a dar cabo do iPhone graças ao Mate 60

As vendas do iPhone na China continuam a ser afetadas pelo surpreendente ressurgimento da Huawei como concorrente no mercado dos smartphones de qualidade superior, segundo uma nova informação. As sanções impostas pelos EUA à China no ano passado pareciam ter afastado a Huawei como um sério concorrente do iPhone. No entanto a empresa surpreendeu o mundo quando lançou o Mate 60… agora e graças a ele a Huawei está a dar cabo do iPhone na sua terra Natal.

Huawei está a dar cabo do iPhone graças ao Mate 60

Há muito que as marcas chinesas gozavam de uma vantagem significativa sobre a Apple, depois de terem descoberto o entusiasmo local pelos então chamados phablets: telemóveis com ecrãs maiores que a empresa de Cupertino não fabricava.

Ironicamente, o lançamento do iPhone 6 pela Apple – o primeiro modelo a igualar os tamanhos de ecrã oferecidos pelas marcas locais – fez um favor à Huawei. Perante uma concorrência séria, a empresa melhorou a sua estratégia, reduziu os preços dos seus modelos premium e jogou com o patriotismo para competir com esta nova geração de iPhones.

A vantagem da Huawei sobre a Apple atingiu o pico em 2020, quando os EUA impuseram sanções tecnológicas à China. Estas bloquearam a exportação de chips 5G dos EUA para a China. Dado que as capacidades 5G eram, nessa altura, um elemento obrigatório para qualquer telefone premium, as vendas da Huawei caíram a pique.

Mas, este ano, a Huawei lançou o bem-sucedido Mate 60. É um telemóvel premium com um chip 5G fabricado por uma empresa chinesa. Algo que os especialistas em tecnologia consideraram impossível dentro do prazo previsto.

A surpresa com este desenvolvimento não se limitou ao sector tecnológico. Foi mesmo levantada pelo Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA durante uma recente conferência de imprensa na Casa Branca. As duas principais teorias são a da violação das sanções, para obter chips fabricados nos EUA rebatizados como chineses, e a da espionagem industrial, em que a China obteve acesso não autorizado aos projetos de chips dos EUA.

Vendas do iPhone na China muito afetadas

As vendas do iPhone na China sofreram um golpe significativo devido à concorrência inesperada. Os últimos dados da Counterpoint sugerem que o problema da Apple está a agravar-se. Tudo porque as vendas da Huawei continuam a crescer.

iPhone 15 Pro Max, iPhone, Apple, iphone apanhou água

“O destaque claro em outubro foi a Huawei, com a sua reviravolta graças aos seus dispositivos da série Mate 60. O crescimento é enorme com o marketing do novo lançamento e uma forte cobertura mediática em torno do seu chipset ‘Made in China'”, observa o analista chinês Archie Zhang.

Em outubro, as vendas de smartphones da Huawei cresceram 83%, enquanto o crescimento da Apple foi de 11%. Ou seja, muito abaixo do que seria de esperar para algumas semanas após um novo lançamento.

Uma réstia de esperança, no iPhone 15 Pro Max

O iPhone 15 Pro Max parece, no entanto, oferecer um sinal de esperança. Segundo consta, a Apple ainda está a lutar para satisfazer a procura de algumas cores específicas do modelo topo de gama. Isto sugere que as vendas irão aumentar quando essa procura for satisfeita.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também