Se mudar para o novo Outlook dá à Microsoft os seus dados!

O novo Outlook não é o que parece à primeira vista: um substituto para o Microsoft Office Outlook – pelo menos por enquanto. No entanto, a Microsoft está a elogiar o novo Outlook e quer persuadir os utilizadores a mudar. Mas atenção: quem experimentar o novo Outlook arrisca-se a transferir os seus dados de acesso IMAP e SMTP às contas de correio, bem como todos os seus e-mails para os servidores da Microsoft. Embora a Microsoft explique que é possível voltar a utilizar as aplicações anteriores em qualquer altura, os dados já estarão armazenados pela empresa. A Microsoft pode então ler as mensagens de correio eletrónico.

Se mudar para o novo Outlook dá à Microsoft os seus dados!

O novo Outlook aparece agora como uma aplicação recomendada no menu Iniciar do Windows. Isto nos dispositivos que estão no Windows 11 com a atualização 2023. O próprio cliente Outlook também faz publicidade à nova versão com o botão “Experimente o novo Outlook”. Ainda está em desenvolvimento, mas espera-se que substitua o programa de correio eletrónico e o calendário incluídos no Windows em 2024. Num artigo recente da comunidade tecnológica, Caitlin Hart, funcionária da Microsoft, explica que também irá substituir o Outlook clássico.

Quando se adiciona uma conta de correio no novo Outlook que não está alojada na Microsoft, mas sim nos servidores de correio da empresa, por exemplo, o programa apresenta uma mensagem. A mensagem remete para um artigo de apoio que indica simplesmente que as contas que não são da Microsoft são sincronizadas com a nuvem da Microsoft, sendo atualmente suportadas as contas do Gmail, Yahoo, iCloud e IMAP. O novo Outlook também faz isso nas versões para Android, iOS e Mac. Isto significa que as cópias de “e-mails, calendários e contactos são sincronizadas entre o seu fornecedor de e-mail e os centros de dados da Microsoft”. Isto dá à empresa acesso total a todos os emails e permite-lhe lê-los e analisá-los. A Microsoft pretende oferecer funções que o Gmail e o IMAP não oferecem.

mudar novo Outlook

O aviso faz-nos pensar! O que está a Microsoft a transferir e para onde?

Ao criar uma conta IMAP, o heise conseguiu registar que o servidor de destino, o nome de início de sessão e a palavra-passe transferem-se para o servidor da Microsoft. Embora protegidos por TLS, os dados são enviados para a Microsoft em texto simples no túnel. Sem informar ou pedir, a Microsoft autoriza-se a ter acesso total aos dados de acesso IMAP e SMTP dos utilizadores do novo Outlook.

Fonte: Heise

A Microsoft já chamou a atenção no início do ano com situações semelhantes. Depois de actualizações do Office em computadores Mac, o Outlook redirecionava os dados para o servidor de nuvem da Microsoft sem qualquer consulta. Nessa altura, a solução era apagar as contas IMAP e configurá-las novamente. No entanto, é óbvio que isto já não é útil com o novo Outlook.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também