Google Chrome vai restaurar apps web no Android

Atualmente, muitas aplicações Web tornaram-se tão poderosas que quase não se distinguem das aplicações nativas. Podem até ser distribuídas através da Play Store. As aplicações Web também podem ser simplesmente instaladas através do seu browser e não se comportam de forma diferente das aplicações que chegam via Play Store. Isto a não ser que mude para um novo dispositivo. Embora seja possível restaurar facilmente todas as aplicações da Play Store, é necessário reinstalar manualmente as aplicações Web. Parece que o Chrome está a estudar uma função de restauro própria para corrigir este lapso. Assim podemos dizer que o Chrome vai restaurar apps web no Android.

Google Chrome vai restaurar apps web no Android

A nova flag chrome://flags/#pwa-restore-ui apareceu na última versão do Chrome Canary, versão 121, conforme detectado pelo AssembleDebug. A descrição diz que quando ativado, “a interface de restauro da PWA pode surgir. PWA é a abreviatura para aplicação web progressiva. Ou seja, uma app web que pode instalar e executar quase como uma aplicação nativa. No entanto, a ativação da flag, para já, apenas faz aparecer uma interface de espaço reservado que ainda não está funcional.

 restaurar apps web no Android

Esta novidade vai aparecer quando iniciar o Chrome pela primeira num novo dispositivo, mas apenas se detetar que deixou para trás aplicações web no seu dispositivo anterior. A Google também terá o cuidado de mostrar a janela apenas uma vez para não incomodar os utilizadores que podem não querer restaurar estas apps como refere o site AndroidPolice.

Assim mesmo se passar para um novo smartphone Android e tiver apps web não vai perder absolutamente nada. Isto é sem dúvida uma boa notícia!

Quando se trata de aplicações web, a Google está a tornar o processo de instalação mais simples. No início deste ano, a empresa introduziu um novo painel inferior opcional que os programadores podem adicionar ao prompt de instalação de aplicações web, alinhando o processo com a Play Store.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também