Copilot: afinal o assistente da Microsoft chega ao Windows 10!

Ao contrário do que se pensava a Microsoft vai mesmo trazer o seu assistente, o Windows Copilot, para utilizadores do Windows 10 numa próxima atualização. Apesar de o Windows 10 se aproximar do fim do seu ciclo de suporte em 2025, este movimento reconhece a popularidade duradoura da plataforma, com uma quota de mercado significativa de 69,34%.

Copilot: Afinal o assistente da Microsoft chega ao Windows 10!

Introduzido este ano, o assistente de IA da Microsoft, Copilot, já começou a ser implementado para os utilizadores que executam o Windows 11. Com a atualização do Windows 11 23H2, o novo assistente alimentado por IA deve estar disponível para todos, exceto para aqueles que executam versões mais antigas do Windows.

Windows 11 Copilot

No entanto, isso parece que vai mudar. De acordo com novas informações, a Microsoft vai mesmo trazer o Copilot para quem está no Windows 10. Isto pode parecer estranho, já que como referimos acima, o suporte ao Windows 10 termina em 2025. No entanto há uma boa razão para isto. A resposta curta é a quota de mercado.

Quota de mercado do Windows

De acordo com os mais recentes estudos da StatCounter, o Windows 10 tem uma participação de mercado de 69,34% em comparação com os 26,13% do Windows 11. Não importa o quanto a Microsoft possa pressionar, a maioria dos utilizadores ainda está relutante em atualizar para o Windows 11. Além disso, os requisitos de hardware fizeram com que muitos PCs permanecessem presos ao Windows 10.

Com a Cortana a ser eliminada no Windows 10 e 11, os utilizadores ficaram sem qualquer assistente até à chegada do Copilot. No entanto, o mais novo assistente da Microsoft teve um início difícil, pois ainda não aparece para muitos utilizadores que executam o Windows 11.

Com o novo assistente disponível para o Windows 10, a maioria das pessoas será capaz de executar o Copilot e isso, por sua vez, ajudará o assistente a melhorar os seus recursos. Uma vez que o novo assistente funciona com IA, torná-lo disponível para mais utilizadores faz sentido.

A Microsoft tem olhado com muita atenção para a IA nos últimos tempos. De facto, o CEO referiu que “a IA é maior do que PC e Mobile”. Com o Windows 10 ainda a atingir quase 70% da participação de mercado, parece prudente que a Microsoft faça com que mais utilizadores se juntem à moda da inteligência artificial.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também