Os utilizadores do ChatGPT têm tido problemas em utilizar o chatbot de IA nos últimos dias. Assim, o serviço ChatGPT da OpenAI teve uma série de interrupções periódicas durante esse tempo, e parece que pode ser devido a um ataque de negação de serviço ou DDoS.
ChatGPT está a sofrer um ataque de negação de serviço (DDos)
A CNBC relata que as primeiras interrupções começaram na quarta-feira por volta das 9h. Cerca de uma hora depois, a OpenAI publicou em sua página de status que havia corrigido o problema. No entanto, a página de status confirmou no final do dia que mais interrupções e problemas estavam a afetar o ChatGPT e sua API.
No momento em que este artigo foi escrito, a página de status diz que os serviços API e ChatGPT da OpenAI estão atualmente com “Desempenho degradado”. A última mensagem na página de estado, publicada na quarta-feira à noite, dizia o seguinte:
Estamos a lidar com interrupções periódicas devido a um padrão de tráfego anormal que reflete um ataque DDoS. Estamos a continuar a trabalhar para mitigar isto.
A CNBC também informou que outro chatbot de IA, o Claude 2 da Anthropic, também teve algum tempo de inatividade na quarta-feira. Não se sabe se os dois eventos estão relacionados.
Entretanto este possível ataque DDoS ocorreu logo após a OpenAI realizar sua primeira conferência de programadores, DevDay, na terça-feira. Entre outras coisas, a empresa anunciou um novo produto de IA, GPTs, que permitirá que programadores e empresas personalizem suas próprias versões do ChatGPT para atender às suas necessidades e serviços específicos.
Anunciou também uma antevisão do seu modelo GPT-4 Turbo. Assim terá uma janela de contexto de 128k, o que, segundo a OpenAI, lhe permitirá aceitar um único pedido de texto equivalente a 300 páginas. Também funcionará mais rapidamente do que o chatbot GPT-4 atual, ao mesmo tempo que custará até duas vezes menos para funcionar. Uma nova versão do GPT-3.5 Turbo, que suportará uma janela de contexto de 16k por defeito, foi também anunciada pela OpenAI esta semana.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!