Gmail vai facilitar o envio da resposta quando vê um e-mail

Apesar de as aplicações de mensagens instantâneas dominarem as preferências dos utilizadores, o correio eletrónico continua a ter o seu lugar nas nossas vidas. Nem todas as mensagens que recebemos precisam de ser lidas e respondidas imediatamente. Dito isto, o e-mail funciona muito bem para esse fim. Mas, na maioria das vezes, também nos esquecemos de responder a mensagens de correio eletrónico às quais deveríamos ter respondido quando as lemos. O Gmail sabe que isso é um problema e, por isso, está a testar formas de facilitar o envio da resposta logo após a leitura do e-mail.

Gmail vai facilitar o envio da resposta quando vê um e-mail

Segundo o site Android Police, o Gmail para Android está a testar uma nova caixa de mensagens que aparece na parte inferior da linha de e-mail. Esta caixa de mensagem substitui os botões Responder, Responder a todos e Encaminhar na interface antiga da aplicação.

Dito isto, os botões dão lugar a uma caixa de mensagens. Assemelha-se muito a uma aplicação de mensagens instantâneas, o que deverá agradar às pessoas que se habituaram a estas caixas de mensagens de resposta rápida.

Na nova interface do utilizador, continua a ser possível dar um clique no menu pendente do botão Responder para mudar para Responder a todos ou para editar a lista de destinatários. Também pode clicar no botão de expansão à direita para expandir para uma janela de composição de mensagens em ecrã completo. Quando começa a escrever, estes elementos da interface do utilizador deslocam-se para cima, saindo do seu caminho para lhe dar uma linha de texto mais longa. A tecla de emoji também se transforma num botão Enviar.

Esta nova interface é ideal para pessoas que se esquecem regularmente de responder a mensagens de correio eletrónico. Tudo porque reduz os passos necessários para responder a uma mensagem. Também permite que as pessoas respondam aos e-mails à medida que os lêem. Isto em vez de dependerem do e-mail citado no ecrã de resposta da interface antiga.

As informações referem que este poderá ser um teste do lado do servidor na aplicação Gmail para Android. Estar na versão beta mais recente não garante que verá esta alteração, mas acreditamos que aumentará as suas probabilidades.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também