Problemas no Gmail para Android? É assim que pode resolver!

Se é um utilizador Android, é provável que utilize a aplicação Gmail com alguma frequência. De facto, milhares de pessoas dependem desta app para não perderem nenhuma informação importante. Aliás é algo que tantas pessoas utilizam que várias pessoas até chegam a procurar por isto num dicionário da língua portuguesa. É por isso que convém que ela esteja sempre a funcionar bem e não haja surpresas. No entanto os problemas podem aparecer no Gmail para Android e esta é a forma dos resolver!

Problemas no Gmail para Android? É assim que pode resolver!

Acontece que existem várias coisas que podem correr mal na sua aplicação Gmail para Android e, embora isto possa parecer assustador no início, muitos destes problemas têm uma solução rápida e fácil. Além disso, compreender as definições dentro da aplicação pode contribuir muito para que daqui para a frente consiga resolver várias situações.

Problemas de sincronização

Muitos dos problemas do Gmail podem ser atribuídos a problemas de sincronização. A sincronização do Gmail é uma funcionalidade da aplicação que permite aos utilizadores manter as suas mensagens sincronizadas em todos os dispositivos. Por exemplo, os e-mails marcados como “lidos” num dispositivo Android também serão marcados como “lidos” num computador, e vice-versa. A sincronização do Gmail é também a razão pela qual os utilizadores podem ver todo o seu histórico de e-mail em todos os dispositivos, e a sua prevalência em aplicações de e-mail modernas torna-a menos uma “funcionalidade” e mais uma “norma”.

Gmail não recebe mensagens novas, Gmail mensagem perigo

Quando a aplicação do Gmail no Android deixa de sincronizar, tal pode dever-se a uma de várias razões. Em primeiro lugar, certifique-se de que não está a utilizar uma versão desatualizada da aplicação. Se estiver a utilizar a versão mais recente, a culpa pode ser de falta de armazenamento suficiente. Pode limpar o armazenamento eliminando aplicações e ficheiros não utilizados e verificando a cache de outras aplicações, como o YouTube e o Spotify. Ambas podem estar a armazenar uma grande quantidade de dados graças a transferências antigas que poderá ter esquecido. Também pode tentar limpar a sua caixa de entrada ou redefinir a sua palavra passe, uma vez que os problemas de segurança também são conhecidos por interromper a sincronização na aplicação Gmail para Android.

Falta de notificações

Um dos maiores atrativos da utilização do Gmail, ou de qualquer aplicação de correio eletrónico no seu smartphone, são as notificações. Pode dar por si a enviar e receber e-mails normalmente, mas de repente não consegue ver as notificações. Se elas deixarem subitamente de aparecer, verifique primeiro as definições do telefone para se certificar de que uma atualização ou outra aplicação não alterou as definições de notificações. No entanto, se as notificações estiverem a aparecer noutras aplicações, mas não no Gmail, é provável que o problema esteja na própria aplicação Gmail.

Gmail cópia de segurança, aproveitar Gmail

Certifique-se de que as notificações na aplicação estão definidas para “ligado” e, se as notificações continuarem a não aparecer, experimente limpar a cache e verificar as definições de poupança de bateria. Isto porque a maior parte dos dispositivos de poupança de bateria bloqueia as notificações por predefinição.

Não é possível descarregar anexos

Os anexos são uma parte crucial da experiência Gmail, e isso é especialmente verdade tendo em conta a integração do Gmail com o Google Drive e vice-versa. No entanto, o Gmail continua a ter restrições. Assim esta plataforma limita o tamanho dos ficheiros anexos a 25 megabytes, sendo que qualquer ficheiro que exceda esse limite passa a um link do Google Drive. Os ficheiros maiores podem ter dificuldade em ser transferidos corretamente se a ligação à Internet não for adequada. Se a ligação à Internet parecer ser suficiente, mas continuar a não conseguir transferir o ficheiro, verifique o armazenamento interno do telefone ou o armazenamento do cartão SD para ver se existe espaço suficiente para acomodar o ficheiro.

spam no Google Drive, Google Drive link de transferência direta

O Gmail também é conhecido por não suportar todos os tipos de ficheiros. Alguns, como o .gz, são bloqueados pela aplicação por motivos de segurança. Isto porque o Gmail não consegue verificar se o anexo é seguro para transferência. Outros, como .exe e .cmd, não podem ser incluídos como anexos. Por isso, tente fazer o upload para uma pasta do Google Drive ou procure uma aplicação de e-mail alternativa se precisar de enviar ficheiros deste tipo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também