É isto que acontece se não mudar o filtro de ar do carro!

A maioria das pessoas sabe a importância de mudar o óleo do seu veículo. No entanto no que diz respeito ao filtro de ar as coisas já são diferentes. Pode nem sempre se lembrar disto, mas a verdade é que se trata de uma coisa vital. Assim é isto que acontece se não mudar o filtro de ar do seu carro!

É isto que acontece se não mudar o filtro de ar do carro!

Os filtros de ar para automóveis têm um prazo de validade muito específico. Assim têm de ser substituídos pelo menos uma vez por ano. Ou então depois de o conta-quilómetros do seu automóvel atingir os 12.000 a 15.000 quilómetros. Se não tiver em conta o filtro de ar do seu automóvel, deixando o mesmo durante anos a fio, pode acabar por sofrer uma série de efeitos negativos, tanto para o seu automóvel como para si.

O que é que um filtro de ar faz?

O filtro de ar do motor é um componente vital para o funcionamento seguro do seu automóvel. Quando o motor do seu automóvel recebe combustível do depósito, também recebe oxigénio externo para criar uma mistura ar-combustível. Isto porque o oxigénio é necessário para acender as velas de ignição no motor e empurrar os pistões.

Normalmente, estes dois elementos estão equilibrados. Tudo graças ao sistema de admissão de combustível e ao filtro de ar, com os dois componentes a trabalharem em conjunto para obter oxigénio suficiente para acionar a vela de ignição e combustível suficiente para criar a pequena explosão que empurra o pistão para baixo. No entanto, à medida que o filtro puxa o oxigénio do exterior do automóvel, também capta todas as pequenas partículas e detritos que não quer no seu motor. Esses detritos não desaparecem por magia. Assim ficam exatamente onde estão no filtro de ar. Assim não pode continuar a usar o mesmo para sempre.

Pior rendimento do combustível

Se o filtro de ar do seu carro estiver entupido e não deixar entrar oxigénio do exterior do carro, ele começa a puxar mais gasolina do depósito de combustível para compensar o défice na mistura ar-combustível do motor. Para além de ser geralmente mau para o motor, isto também significa um maior consumo do depósito de combustível. Se o seu filtro não estiver a funcionar corretamente, um depósito cheio de gasolina não o levará tão longe como normalmente o faria. Ou seja, mais idas à bomba de gasolina e menos dinheiro na sua carteira.

Para agravar a situação, todo este gás desperdiçado que inunda o motor pode resultar num cheiro caraterístico a gasolina que se espalha pelo habitáculo do seu automóvel e que sai pelo tubo de escape sob a forma de fumo negro.

Mau desempenho do motor

O seu carro pode não ser movido a ar, mas precisa de ar e combustível em medidas iguais para funcionar corretamente. Se o filtro de ar estiver entupido e a relação ar/combustível ficar desequilibrada, o seu motor começará a ser inundado com grandes quantidades de combustível, na tentativa de compensar a falta de oxigénio.

Não só todo esse gás extra inunda o motor e dificulta o bombeamento dos pistões, como também o oxigénio reduzido dificulta o disparo da vela de ignição. Isto resulta num motor que está basicamente a nadar em si próprio, incapaz de bombear os seus pistões e fornecer potência ao automóvel.

Mas as coisas podem ficar ainda piores

Se o filtro de ar do seu motor estiver completamente entupido e o motor começar a encher, só tem um pouco de tempo para levar o seu carro a uma assistência automóvel profissional. Se o fluxo de ar parar completamente e o combustível continuar a entrar, os pistões no bloco do motor acabarão por não se conseguir mover, quanto mais bombear. Nesta altura, o motor terá falhado totalmente, necessitando de um reboque potencialmente dispendioso.

Leia mais notícias de auto na Leak.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também