Se por acaso segue o mundo dos computadores, sabe que um dos componentes mais importantes, o processador (CPU), é quase sempre fruto dos esforços de uma de duas grandes fabricantes. A Intel ou a AMD.
Mas… Isso pode estar prestes a mudar!
Caso não saiba, este mundo está a sofrer uma transformação incrÃvel, e por isso vamos começar a ver outras fabricantes a tentar roubar um pouco daquilo que as duas velhas gigantes do mundo dos computadores andam a fazer. Curiosamente, tudo começou com a Apple! Ou melhor, com o adeus da Apple aos processadores Intel.
Intel e AMD? O mundo dos PCs vai mudar nos próximos anos!
Portanto, como já deve ter percebido, existem movimentações muito interessantes no mundo dos computadores, tanto na componente desktop como na componente mobile.
Ou seja, num mundo que sempre foi dominado pela Intel e AMD, estamos prestes a dar as boas vindas a mais alguns nomes, alguns deles já muito famosos. Estamos a falar da Qualcomm, da NVIDIA, possivelmente também a MediaTek, e no caso da AMD, vamos ter uma divisão de esforços para continuar a mesma estratégia, ao mesmo tempo que se tentam coisinhas novas. (A AMD vai continuar a desenvolver processadores x86, mas também já anda a apostar no ARM).
Muito resumidamente, vamos ver uma grande aposta na arquitetura ARM, em detrimento da atual arquitetura X86. É curioso, porque a Intel já veio a público dizer que não tem medo do que aà vem, e vai continuar com os seus planos. Será um erro? Ainda ninguém sabe.
Óbvio que nada disto vai ter um impacto super significativo a curto prazo, ou até a médio prazo. Mas, no panorama geral de todo o mercado, isto vai significar que num futuro próximo vai olhar para um portátil, ou vai tentar montar um PC Desktop novo, e vai ter de decidir entre componentes de outras fabricantes que hoje pura e simplesmente não existem no espaço.
Provavelmente, alguns destes produtos vão ser melhores em algumas coisas, enquanto outros são melhores noutras.
Vamos ter mais escolha, mais concorrência, e mais caminhos para tomar as nossas decisões.
Talvez mais interessante que tudo isto, a própria forma de funcionar do mercado vai ter de mudar.
Afinal de contas, a grande maioria dos consumidores não faz como você, ou eu. Ou seja, não vai comprar componentes através de uma lista, e depois monta tudo em casa.
A grande maioria dos consumidores compra computadores já feitos, através de grandes fabricantes como é o caso da HP, ASUS, Lenovo, etc… Entidades que têm os seus próprios acordos com a Intel, com a AMD, e também com a NVIDIA. Mas agora têm oportunidade de tentar coisas novas, com novos produtos, possivelmente mais vantajosas para a sua lucratividade.
Isto é especialmente curioso, porque o mundo dos computadores, um pouco à imagem do mundo dos smartphones, vai sofrer uma revolução incrÃvel com a chegada a sério da Inteligência Artificial.
Sim, é verdade que já andamos a ouvir falar de IA há muito tempo, mas vai ser a partir de 2024 que vamos finalmente notar a transformação. A forma como interagimos com tecnologia vai mudar!
Sendo exatamente por isso que todos os processadores começam a contar com um NPU (núcleos focados no IA). Aliás, este é um dos requisitos do novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 12, que deverá chegar ao mercado já em 2024.
Por falar em Microsoft, até esta gigante do mundo dos computadores, tradicionalmente mais focada no software, está agora a equacionar fazer uma perninha no mundo dos processadores. Aliás, a Google também apostou forte em processadores próprios, e nada garante que não aumente essa aposta a outras áreas do mundo da computação. A Samsung é outro caso sério, visto que também anda novamente a apostar em processadores Exynos, e claro, tem as suas próprias linhas de produção, e muita experiência no lado mobile.
Em suma, consegue imaginar um mundo com processadores Intel, AMD, Qualcomm, MediaTek, Exynos, NVIDIA, Google e ainda Microsoft? Isto sem nunca esquecer os processadores Apple M, que na verdade começaram toda esta loucura.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!