Apesar de muitos rumores a apontar para um lançamento apenas em 2024, altura em que a TSMC já deverá ter um pouco mais de controlo nos seus processos de produção de 3nm, a Apple decidiu anunciar já em Outubro a chegada dos seus primeiros processadores M3.
Porém, alguma coisa não parece estar correta! Os ganhos de performance parecem ser tão ligeiros, que a grande maioria das comparações continuam a ser feitas com o SoC M1 e seus derivados, e não com os mais recentes M2.
Apple apostou no SoC M3. Mas… Algo está estranho!
Por exemplo, entre o M2 Pro do ano passado, e o novo M3 Pro de 2023, temos uma passagem de 8 núcleos focados na performance no lado do CPU para apenas 6 . O GPU ficou mais poderoso, mas perdeu um núcleo (19 -> 18). O bus de memória desceu de 256 bit para 192 bit, o que por sua vez significa que a largura de banda caiu dos 200 GB/s para 150 GB/s.
A única coisa que parece realmente interessante e superior, é um ganho de 10% de performance de 10% no lado do GPU, bem como acesso a algumas novas tecnologias gráficas.
Fora isso, a Apple promete um acréscimo de 20% de performance relativamente ao M1 Pro. Curiosamente, o M2 Pro também prometia um acréscimo de 20% face ao M1 Pro. É no fundo… o mesmo processador? Agora mais refinado, e por isso mais eficiente no campo do consumo de energia, e menos apetência a aquecer demasiado?
Será possÃvel a Apple já não conseguir elevados ganhos de performance na sua gama de processadores M1.
Talvez mais “corrosivo” que isso… Será que o processo de 3nm da TSMC não é tudo aquilo que parecia? Sendo exatamente por isso que todas as fabricantes “deixaram” a Apple reservar todo a capacidade de produção para si? Muitas perguntas, poucas respostas.
Na minha opinião, a Apple decidiu focar-se na eficiência energética. Isto ao mesmo tempo que preferiu cortar nos custos de produção e assim aproveitar ao máximo os atuais yields da parceira TSMC.
Entretanto, partilhe a sua opinião connosco a partir da caixa de comentários em baixo. Será que a Apple está com dificuldades no desenvolvimento e evolução dos seus chips, ou faz tudo parte do plano? O que achou dos novos anúncios?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!