Faça isto para ter mais memória no seu smartphone Android!

Nem todos os telemóveis Android chegam com processadores topo de gama ou com uma enorme capacidade de memória RAM para lidar com multitarefas pesadas. É por esse motivo que muitos modelos, especialmente os de entrada de gama ou até alguns gama média, têm dificuldades com a otimização da RAM. No entanto há uma boa notícia já que há coisas que pode fazer para ter mais memória no seu smartphone Android.

Faça isto para ter mais memória no seu smartphone Android!

Quando falamos da memória estamos a falar da RAM utilizável disponível para executar tarefas como abrir aplicações, e não da RAM total com que um telemóvel é fornecido. Os dispositivos com 6 GB de RAM ou menos são mais vulneráveis a problemas relacionados com a memória, como falhas de aplicações, actualizações de aplicações em segundo plano, ecrãs iniciais em branco ou abrandamento geral devido ao desgaste gradual da memória.

modo de recuperação android

É mais provável que se depare com estes problemas se tiver um smartphone Android económico de há alguns anos, principalmente porque todos os componentes do seu telemóvel envelheceram, assim como a RAM. Isto provoca lentidão em quase tudo, incluindo a abertura de aplicações, a mudança de uma aplicação para outra, etc.

Felizmente, existem algumas formas de tirar o máximo partido dos recursos limitados do seu telemóvel. A ideia é deixar de gastar a RAM com coisas desnecessárias.

Deixar de utilizar live wallpapers ou vários ecrãs iniciais

Os live wallpapers, como o nome sugere, são uma combinação de gráficos dinâmicos que fazem com que o ecrã inicial pareça vivo. No entanto, os papéis de parede em movimento consomem uma grande parte da RAM disponível no seu smartphone. Embora a quantidade de memória que um determinado papel de parede ocupa dependa da animação, da duração e de outros fatores, utilizam muito mais RAM do que um papel de parede normal.

mais memória no smartphone Android

Para executar papéis de parede dinâmicos, um smartphone novo deve ter, pelo menos, 4 GB de RAM e um chipset modestamente potente. Alguns wallpapers animados mais complexos podem exigir ainda mais. Assim, se o seu telefone não estiver a funcionar bem ou se o papel de parede animado não funcionar tão bem como costumava ser, opte por um fundo normal.

Não importa se escolhe uma das opções predefinidas do seu telefone ou se transfere a imagem do seu super-herói favorito; utilizar um papel de parede normal é uma das formas mais fáceis de otimizar a utilização da RAM do seu telefone Android.

Altere a escala de animações

Curiosamente, um dos truques mais antigos para melhorar o desempenho do nosso smartphone Android é ajustar a escala das animações. Este é uma opção fácil de configurar e tem resultados imediatos na fluidez.

Entretanto, sabemos que existem três tipos de escalas de animação no Android. A escala de animação da janela, escala de animação de transição e escala de duração da animação. Portanto, todas estas escalas controlam as animações que aparecem quando navegamos por uma página, abrimos uma aplicação ou fazemos a transição entre ecrãs diferentes.

Porém, estas animações consomem recursos do telemóvel. Portanto, quanto maior o valor, mais trabalho na CPU irá existir. Assim, podemos experimentar os vários valores e encontrar o compromisso que nos satisfaça mais. Mas tendo sempre em consideração que quanto maior for o valor mais lento irá ser.

Android 11, mais memória no seu smartphone Android

Já que aqui estamos a promover a rapidez dos nossos telemóveis, provavelmente iremos reduzir reduzir as animações ou até mesmo desativá-las completamente. No entanto, ao fazer isto iremos perder ou atenuar os efeitos visuais mas também parecerá mais rápido utilizar o telemóvel.

Como desativar (alterar) a escala de animação no Android

Antes de tudo, para acedermos às definições das animações, precisamos de ativar as opções de programador. Portanto, vamos às definições do nosso dispositivo Android e navegamos até “Acerca do telefone”. Em seguida, entramos a secção de informação de software e procuramos o n⁰ de compilação. Aqui vamos começar a clicar muitas vezes seguidas no n⁰ de compilação até vermos uma mensagem a dizer que agora somos um programador.

Depois disso, as opções de programador irão aparecer nas definições. Entretanto vamos entrar neste novo menu. E vamos deslizar até encontrarmos as opções das animações, como na imagem abaixo. Aqui podemos modificar o valor das 3 opções e ver o que melhor nos convém. Ademais, cada escala de animação pode ir de desligado até 10x, sendo que apenas 0.5x e desligado irão ser mais rápidas.

Android lento

Evite encher o seu ecrã inicial

Colocar muitas aplicações e widgets no seu ecrã inicial não afeta o tempo de arranque propriamente dito. No entanto, significa que, após o arranque do seu telefone, provavelmente demorará mais alguns segundos para que a interface do utilizador se torne suave e responsiva.

smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Também pode descobrir que as aplicações e os widgets demoram mais alguns segundos a ficar operacionais – especialmente em telemóveis de gama baixa. Por isso, é melhor evitar encher o seu ecrã principal ou ter demasiados painéis no ecrã principal. Mantenha-o apenas para as coisas a que precisa de aceder rapidamente.

Com tudo isto ficará com mais memória no seu smartphone Android.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também