A forma como o mundo dos smartphones funciona tem de mudar o quanto antes. A Apple está demasiado confortável, e tem demasiado tempo para fazer aquilo que quer e gosta durante o ano. Sendo exatamente por isso que a gigante da maçã tem vindo a crescer de forma quase absurda nos últimos anos.
Estou a falar do quê? Isto vem no seguimento deste artigo, onde falei um pouco sobre aquilo que mudou na velha rivalidade iOS vs Android nos últimos quase 10 anos.
Entretanto, além de tudo o que dissemos nessa peça, há que ter ainda em conta os lançamentos de ambos os lados da barricada ao longo do ano. Afinal, enquanto os novos iPhone são sempre anunciados em Setembro, e chegam ao mercado em Outubro, os novos Android só chegam à Europa mais ou menos em Fevereiro. Isto poderia resultar no passado, mas agora sente-se um pouco como um tiro no pé. Especialmente após o lançamento dos dobráveis no lado Android, que começaram a ocupar a janela de tempo que a Samsung utilizava para os smartphones Galaxy Note, o único smartphone capaz de fazer o iPhone tremer.
Em suma, isto dá à Apple mais ou menos 4 meses para fazer o que quer! Aliás, a Apple tem o Natal só para si.
Normalmente com chips que são mais recentes, mais rápidos, e mais eficientes relativamente aquilo que o mundo Android tem para oferecer.
Infelizmente para o lado Android, esta é uma estratégia que pura e simplesmente já não resulta. Sendo exatamente por isso que a Xiaomi já antecipou os seus novos Xiaomi 14 (já foram lançados), mas continua a pecar na sua força de produção, ao não os conseguir lançar em todos os mercados ao mesmo tempo. Curiosamente, até a própria Samsung parece ter planos para antecipar o lançamento dos seus novos Galaxy S24. Porém… Não chega!
Android vs iOS: Os calendários de lançamento têm de mudar! A Samsung e Xiaomi têm de mudar a sua estratégia
Portanto, num mundo em que um iPhone custa tanto dinheiro quanto um smartphone topo de gama Android, talvez seja boa ideia nivelar um pouco mais o campo de jogo.
Ou seja, vamos meter a Samsung, Xiaomi e Apple a lançar os seus mais recentes smartphones, na mesma exata altura do ano. Vamos ver uma luta mais acérrima, com cada uma destas fabricantes a meter tudo o que têm de bom, e de novo, nas suas novas propostas. Tudo em pé de igualdade.
Afinal de contas, se no passado tínhamos uma Xiaomi pronta a competir com a sua velha performance/preço. Bem como uma Samsung equipada com uma filosofia bastante diferente, a verdade é que agora tudo sabe ao mesmo. Desta forma, a Xiaomi e Samsung têm sempre de lidar com um iPhone extremamente forte, quase meio ano após o seu lançamento original. Altura em que todos os buds já foram corrigidos, e já existe amplo stock disponível em loja.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faria mais sentido ver uma guerra a 3, com lançamentos concorrentes? Ou a forma como tudo funciona atualmente é melhor? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!