Como deve saber, a Microsoft já tentou percorrer este caminho no passado, na altura com uma aquisição da gigante Nokia, que por sua vez deu origem a uma gama de produtos Lumia honestamente muito interessante, e muito diferente de tudo o resto.
Porém, devido a várias razões difíceis de explicar, acabou por desistir… O que visto agora com reais olhas de ver, e tendo em conta a atual evolução do smartphone, foi uma óbvia má ideia fruto de falta de paciência e de visão!
O mundo mobile precisa de uma terceira presença, para empurrar todos os invervenientes para a frente. O smartphone está estagnado!
Entretanto, talvez mais importante que as necessidades do mercado em si, são as necessidades da própria Microsoft para o presente, e para o futuro.
A Microsoft precisa de meter o Windows em mais olhos, e mais mãos, de forma a não perder a força que (ainda) tem.
Ora pense comigo, se no passado, o nosso primeiro contacto com tecnologia acontecia na escola, em PCs Windows mais velhos que a TV feia de nossa casa, nos laboratórios ou em aulas mais especiais, hoje em dia a grande maioria do nosso contacto acontece muito mais cedo, quase todos os dias, quase sempre a partir do smartphone.
Que escolhas temos no mundo dos smartphones? Android e iOS… Mais nada!
Isto devia mudar, se a Microsoft não quer começar a perder parte do seu poder no mundo dos computadores. Afinal, o smartphone é também um aparelho computacional, tal e qual o PC. Aliás, é o aparelho computacional mais importante para a vida de qualquer tipo de consumidor.
Acredito que a Microsoft devia de fazer contas à vida, e apostar forte neste mercado enquanto ainda é tempo. Mas não com Android na base. Windows! Windows Mobile tem de voltar.
Smartphones Windows: Há espaço no mercado? Talvez!
Portanto, se hoje em dia quiser um smartphone, que alternativas tem? Tem o iPhone (iOS) e um qualquer smartphone Android, seja de que marca for. Curiosamente, até a Microsoft desenvolveu e lançou smartphones Android na forma do Surface Duo. Mas esse não é o caminho.
A Microsoft tem de voltar a apostar no desenvolvimento de software e hardware próprio, tendo como base o Windows, para ter algum tipo de presença real no mundo mobile.
Porém, para perceber o futuro, é preciso ter consciência do passado!
A Microsoft abandonou o investimento de cerca de 7.6 mil milhões de dólares na Nokia em 2014, decidindo assim dizer adeus a um mercado que não estava a ser simpático para si, optando pela adaptação do seu ecosssistema para aceitar smartphones Android e iOS.
Sendo exatamente por isso que hoje em dia pode ter acesso a muita coisa do seu smartphone a partir do seu PC.
Mas, isto foi um erro!
O próprio CEO da Microsoft parece mostrar algum arrependimento nas suas decisões, visto que via algum potencial, caso a estratégia tivesse mudado um pouco, a tempo.
Pois bem, a nova estratégia podia ser empregue agora! Estamos a viver uma altura em que o IA parece ser a grande aposta de todas as intervenientes realmente importantes do mundo mobile.
A Microsoft já percebeu que o IA é o futuro da computação, e por isso, não só investiu forte e feio no ChatGPT (OpenAI), como também já desenvolveu o Co-Pilot para o Windows 11, e parece estar a apostar forte e feio num Windows 12 completamente renovado com lançamento marcado já para 2024.
Mas falta o mais importante! Falta o smartphone!
É aqui que temos de ter em conta que a Google também está a apostar forte e feio na Inteligência Artificial, como tivemos a oportunidade de ver com os recentemente lançados Pixel 8.
Aliás, todas as parceiras da Google parecem estar prontas a apostar na IA, com a Samsung e Xiaomi logo à cabeça. A Apple também parece estar pronta a apresentar algo de muito especial num futuro muito próximo, e que deverá ser compatível com todas as gerações de smartphones iPhone ainda com suporte a atualizações de software.
A Apple, e a Google (com as suas parceiras) vão ser capazes de criar uma experiência extremamente inteligente, e completamente integrada, completamente desligada do Windows.
A Microsoft não vai ser capaz de fazer algo similar, e vai perder importância no mercado, porque pura e simplesmente não tem impacto no lado mobile.
Está na hora de voltar a fazer uma grande aposta nos smartphones. Se há empresa capaz deste esforço é a Microsoft. Afinal, estamos a falar de uma gigante que deu 69 mil milhões de dólares para absorver a Activision-Blizzard há um par de semanas atrás.
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