A porta USB-C e os seus cabos são inegavelmente uma das melhores coisas que aconteceu ao mercado, ao possibilitar o uso e carregamento de qualquer aparelho a partir de um único cabo. É uma tecnologia tão boa, e tão prática, que a própria Apple se viu obrigada a adotá-la nos seus iPhone.
Claro que nem todos os cabos USB-C são iguais, e por isso, não têm as mesmas capacidades. Mas uma coisa é certa, a limpeza tem de existir sempre, especialmente se por alguma razão formos um bocado desleixados na forma como transportamos os nossos smartphones, tablets e portáteis.
Como é que se limpa uma porta USB-C? Com um palito? Uma faca? Um cotonete? Vamos perceber!
Limpar uma porta USB-C da forma correta? É assim!
Portanto, a utilização diária de um aparelho com portas USB-C pode levar à acumulação de detritos e pó, o que por sua vez poderá causar alguns problemas de desempenho. Por isso, manter tudo limpo é uma óbvia boa ideia, especialmente se souber o que está a fazer.
Que materiais são necessários?
Arranje uma lanterna, uma pistola de ar comprimido, uma escola de dentes macia ou uma escova anti-estática, bem como uma lupa se tiver essa possibilidade.
Dito isto, temos sempre de começar pelo início, o que neste caso significa inspecionar bem a porta USB-C com a ajuda de uma lanterna (e lupa) para perceber o nível de sujidade, e onde esta está mais acumulada.
Depois, vamos pegar na pistola de ar comprimido, colocá-la num ângulo relativamente à porta USB-C, nunca inserindo o bocal na porta. Dê pequenas rajas de ar para soprar o pó, mas com muito cuidado.
Entretanto, se existirem detritos presos, pode usar uma das escovas mencionadas de forma muito suave. (De dentro para fora, e não de um lado para o outro).
Por favor, evite utilizar materiais cortantes, palitos, entre outras coisas que provavelmente tem à mão e parecem ser excelentes para este tipo de limpeza… Não são.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!