Como estamos fartos de dizer ao longo das últimas semanas, a Apple não está a falhar na venda de portáteis MacBook devido à sua falta de qualidade, ou design desagradável… O problema está apenas e só no preço de toda a gama, especialmente no lado ‘Pro’.
Sendo exatamente por isso que começa a ser importante para a Apple lançar um produto mais focado nas massas, como até já acontece em alguns dos seus produtos mobile. Há espaço para um MacBook SE? Eu acredito que sim.
Apple: Se houve altura para lançar um MacBook barato… É esta!
Portanto, da mesma forma que existem utilizadores que preferem o Windows ao macOS, também há quem prefira o macOS ao Windows.
Porém, enquanto no lado Windows existem alternativas para todos os gostos, no lado da Apple a coisa já não é assim. Quer ter acesso ao macOS a partir de um computador Mac? Vai ter de pagar essa aventura!
Sendo exatamente por isso que todos os rumores à volta de uma Apple pronta a apostar num MacBook menos poderoso, mas muito mais barato, para chegar com boas armas ao mundo da educação parece uma ideia incrível. Na realidade, para todos os consumidores.
O iPhone é o smartphone mais popular do planeta, sendo capaz de oferecer performance, design, e claro… Estatuto. É por aqui que a Apple pode apostar, ao lançar um computador de entrada de gama, capaz de ir buscar todos os consumidores que querem algo da Apple, mas não têm fundos para o fazer.
Como poderá ser um MacBook SE?
Na verdade, até poderão existir dois portáteis ‘low-cost’ no Universo Mac da gigante Norte-Americana Apple. Um modelo de 12”, muito parecido ao MacBook de 12” de 2015, bem como um outro modelo de 13” muito similar aos atuais MacBook Air. O mais barato destes portáteis deverá custar cerca de 600~700€, com o modelo seguinte a andar entre os 700~800€. A ideia da Apple seria conseguir vender cerca de 8~10 milhões de unidades por ano.
Honestamente, se for um portátil com uma qualidade de construção similar aos atuais Air, com um SoC M1, um SSD de 128GB e 8GB de memória RAM… Estou a ver isto a vender que nem pãezinhos quentes. Aliás, lá fora, o MacBook Air M1 já se encontra várias vezes abaixo dos 1000$. Por isso, não deverá ser muito complicado para a Apple atingir estes níveis de preço, desde que exista esse interesse.
- Lançamento esperado entre 2024 e 2025.
Antes de mais nada, acha que existe mercado para um MacBook Low-Cost? Ou tal como o iPhone, é melhor ideia continuar o foco nas gamas mais altas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!