Automóveis: vidros traseiros não baixam totalmente. Sabe porquê?

Se alguma vez se sentou no banco de trás de um carro e tentou baixar a janela, deve ter reparado que uma parte do vidro parece ficar sempre para cima, por mais que o baixe. Porque é que isso acontece? A resposta óbvia é uma caraterística de segurança. O banco de trás, afinal de contas, é frequentemente o domínio dos passageiros mais novos e dos animais de estimação. Mas será mesmo essa a razão pela qual os vidros traseiros não baixam totalmente? A resposta pode ser uma surpresa!

Automóveis: vidros traseiros não baixam totalmente. Sabe porquê?

É verdade que supor que está relacionado com uma questão de segurança faz todo o sentido. No entanto isto não está totalmente correto. Há uma razão de longa data para que os vidros traseiros de muitos automóveis não abram até ao fim e, na verdade, não tem nada a ver com a segurança dos passageiros. Esta razão também está relacionada com o facto de alguns automóveis lançados nos anos mais recentes terem vidros traseiros que abrem até ao fim.

A razão é a capacidade das portas

Em termos simples, a razão pela qual os vidros traseiros da maioria dos automóveis não abrem até ao fim é o facto de o compartimento de arrumação dos vidros nas portas traseiras não ser suficientemente grande. Lembre-se, quando baixa as janelas, todo aquele vidro não desaparece simplesmente no éter, tem de ir para algum lado.

As portas dos automóveis têm uma pequena cavidade que retém o vidro da janela quando esta é baixada. Essa cavidade é maior nas portas da frente porque as próprias portas são normalmente maiores. São suficientemente grandes para acomodar essa cavidade e todos os outros mecanismos diversos de que uma porta de automóvel necessita.

As portas traseiras, no entanto, são ligeiramente mais pequenas, normalmente não chegando até à parte inferior da carroçaria do automóvel. Devido ao facto de as portas serem fisicamente mais pequenas, há menos espaço para uma cavidade para a janela. Assim há apenas espaço livre suficiente numa porta de automóvel típica para empurrar a janela para baixo cerca de três quartos do caminho. Já o resto do espaço é necessário para a mecânica da porta do passageiro.

É por esta mesma razão que os automóveis mais recentes e maiores têm janelas que podem efetivamente descer até ao fim. As portas dos passageiros são maiores. Portas maiores significam mais espaço para uma cavidade de arrumação dos vidros, pelo que os vidros traseiros podem descer em segurança até ao fim sem afetar as funções da porta.

Quaisquer melhorias de segurança que resultem do facto de o vidro não descer até ao fim são simplesmente uma coincidência de design, ou são potencialmente um acidente feliz devido às limitações do fabrico das portas dos passageiros.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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