A Qualcomm revelou esta semana o próximo chipset destinado a sistemas Android, o Snapdragon 8 Gen 3. Só no papel, já parece muito interessante. Mas alguns benchmarks iniciais do Snapdragon 8 Gen 3 mostram que o novo chip até rivaliza com o chip de 3nm da Apple no iPhone 15 Pro.
Snapdragon 8 Gen 3 consegue fazer frente ao iPhone 15 Pro
O Snapdragon 8 Gen 3 é um chipset de 4nm que utiliza um layout de núcleos 1 + 5 + 2. O principal é um Cortex-X4 principal apoiado por cinco núcleos de desempenho (Cortex-A720) e dois núcleos de alta-eficiência (Cortex-A520). A Qualcomm afirma que a potência bruta do chip é 30% mais rápida e significativamente mais eficiente em termos de energia. Há também um grande foco em IA com o Hexagon NPU, que se diz ser 98% mais rápido e permite modelos impressionantes no dispositivo, como difusão estável e expansão de fotos.
Mas como se compara?
A Qualcomm partilhou um breve vÃdeo que mostra os resultados de benchmark por conta própria. O site GSMArena, por sua vez, mostrou esses resultados em contexto.
O Snapdragon 8 Gen 3, num teste multi-core no Geekbench 6, marcou 7501 pontos. Ou seja, acima do iPhone 15 Pro Max e do Apple A17 Pro (um chip de 3nm) que marcou 7237. No teste de núcleo único, o Snapdragon 8 Gen 3 ficou cerca de 600 pontos abaixo da pontuação de 2.926 da Apple, mas ainda ganhou 400 pontos em relação ao Snapdragon 8 Gen 2 do ano passado. A Qualcomm também obteve uma grande vitória no benchmark do AnTuTu, com uma pontuação de 2.139.281, acima dos 1.487.203 da Apple.
Efetivamente, a Qualcomm está agora a jogar o mesmo jogo que a Apple com o seu chip principal, o que é duplamente impressionante, uma vez que o Snapdragon 8 Gen 3 é um chip de 4nm, enquanto o A17 Pro é um chip de 3nm.
Os benchmarks valem o que valem. Isto porque, normalmente, não refletem a utilização na vida real. No entanto, no caso de comparar diretamente dois chips, e não dois dispositivos, é certamente uma forma útil de ter uma ideia da diferença. Mas, obviamente, só porque a Qualcomm atingiu um número mais alto não significa necessariamente que um telefone Android com este chip será objetivamente melhor do que o iPhone. Para isso, teremos que esperar e ver como esses chips se saem quando realmente chegarem ao mercado nos próximos meses.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!